Banca de DEFESA: MÁRCIA SENGER

DISCENTE : MÁRCIA SENGER
DATA : 25/09/2020
LOCAL: sala virtual RNP/UFSB

EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL INDÍGENA NA OKA KATUANA: A REPRESENTAÇÃO AFETIVA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA (ILHÉUS/BAHIA)

Políticas educacionais, afetividade, ensino-aprendizagem, crianças Tupinambá, identidade, decolonialidade.

Esta dissertação possui como seu propósito inicial analisar as políticas e práticas educacionais da educação escolar indígena e as relações entre Parentes nos processos de ensino-aprendizagem das crianças Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia). Partiu da perspectiva de estudar as representações afetivas como parte presente nesse contexto escolar. A pesquisa foi realizada junto à Oka Katuana, espaço de convivência da Creche Municipal Indígena e do Anexo da Escola Estadual Indígena Tupinambá Amotara - EEITA. Metodológica e conceitualmente os pressupostos deste estudo utilizaram-se de multimétodos desenvolvidos através da observação, levantamento de dados e estudo dos autores apresentados durantes as aulas no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia – Campus Jorge Amado (PPGER-UFSB-CJA). Porém, a presente dissertação tem como seu embasamento principal a interação junto com a Comunidade Escolar da Oka Katuana em suas vivências cotidianas entre as crianças indígenas, educadoras/educadores, funcionárias/funcionários e as famílias Tupinambá. Deste modo, o Projeto de Intervenção e Produto Educacional aqui apresentados foram frutos de uma construção coletiva com aquela Comunidade Escolar. Na primeira parte desta dissertação apresento um Memorial Descritivo demonstrando a minha trajetória até a presente escrita. Logo após disserto sobre o Projeto de Intervenção assinalando os caminhos que surgiram da interação com a Comunidade Escolar da Oka Katuana. Finalizo apresentando os Produtos Educacionais constituídos coletivamente com aquela Comunidade Escolar, tendo como princípios uma perspectiva decolonial e paulofreiriana. Novamente saliento que este percurso foi inspirado nas relações entre Parentes nos processos de ensino-aprendizagem das crianças Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia). Da mesma forma, no desejo da Comunidade da Oka Katuana em construir uma atuação pautada e organizada de forma indígena e diferenciada. Ou seja, na compreensão deste estudo, uma atuação decolonial, intercultural e inspirada no pensamento de Paulo Freire.

Presidente - 066.250.508-57 - CARLOS JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS - UESC
Externo à Instituição - Flávia Cristina de Mello - UESC-BA