Banca de DEFESA: LUZIA BATISTA DOS SANTOS

DISCENTE : LUZIA BATISTA DOS SANTOS
DATA : 20/10/2020
LOCAL: webconf

ESCREVIVÊNCIAS NO CHÃO DA ESCOLA: o papel da literatura negra feminina como práxis de resistência

Literatura Negra. Livro Didático. Formação de Professoras.

Tendo em vista que a compreensão média em relação à Literatura Negra Feminina indica que a mesma é uma manifestação da minoria, que há muito tempo foi excluída pela elite social, a qual prioriza a literatura erudita, necessitamos trazer para o chão da escola essa vertente literária demonstrando a sua qualidade estética e cultural para o reconhecimento da nossa própria identidade enquanto sujeito e coletivo. Assim, o presente estudo trouxe uma proposta de inserção da Literatura Negra Feminina para sala de aula através da formação continuada das professoras de Língua Portuguesa.  Este estudo se faz necessário, tendo em vista que o ensino da literatura, ainda é pautado em obras que pouco (ou nada) representam a comunidade negra, fortalecendo estereótipos e preconceitos, tais como, a imagem da mulher negra subalternizada e subjugada. Trago uma reflexão a cerco da Lei nº 10.639/2003, que problematiza a inserção da Literatura Negra Feminina na escola e sugiro atividades que possam intervir na prática dos (as) professores (as) de Língua Portuguesa no que se refere à abordagem dessa literatura negra em sala de aula. As teóricas que colaboram nessa empreita são: Conceição Evaristo (2010), Bell Hooks (1995), Lélia Gonzalez (2008), Ana Célia Silva (2005), Nilma Lino Gomes (2012) legando aporte para este estudo-intervenção, qual seja, inserir a Literatura Negra, especialmente focada em escritoras negras, por meio de oficinas e rodas de diálogos entre professoras. A ideia é fomentar, por meio da inserção da Literatura Negra Feminina na formação continuada, uma ferramenta tecnológica educacional para pesquisar, compartilhar e dialogar sobre Literatura Negra. Para a consecução desses objetivos, foi utilizada uma metodologia qualitativa, com pesquisa bibliográfica, esse método trouxe além da narrativa da trajetória de mulheres negras, a inclusão de minha própria trajetória na realização e desenvolvimento de práticas pedagógicas outras, que acreditamos estarem alinhadas as pedagogias decoloniais de educação deslocadas da visão eurocentrada. A pesquisa foi realizada por meio da análise sobre a forma em que a literatura de autoria negra é abordada em livros didáticos de Língua Portuguesa do 8º e 9º ano do Ensino fundamental 2, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como segundo momento dessa metodologia, foi feito um diagnóstico situacional no intuito de ouvir as inquietações, percepções e visões das professoras sobre o trabalho com essa temática nas aulas de português, a partir daí realizamos juntamente com as docentes as oficinas, uma proposta de escrevivencia termo cunhado pela escritora Conceição Evaristo para traçar uma escrita de sua própria historia, bem como levar o aluno a fazer a sua escrevivência a partir do real vivido no ambiente escolar. Como Produto Final, foi construído um caderno pedagógico cujo objetivo é auxiliar didático e pedagogicamente as(os) professoras(es), a ministrar aulas sobre a Literatura negra, de forma interativa, estimulante e acima de tudo, aulas que mostrem escritas de mulheres negras trazendo como protagonistas o próprio negro. Nesse caderno as professoras irão encontrar recursos pedagógicos, planos de aulas, textos de autoras negras, contos, poesias, sugestões de filmes e documentários.

Externo à Instituição - FRANCIANE CONCEIÇÃO DA SILVA - UFPB
Interno - 3026933 - HAMILTON RICHARD ALEXANDRINO FERREIRA DOS SANTOS