Banca de QUALIFICAÇÃO: IRAILDES BIANO SANTOS

DISCENTE : IRAILDES BIANO SANTOS
DATA : 06/11/2020
LOCAL: webconf

Educação Infantil; Infância; Sexualidade Infantil.

O projeto de pesquisa intitulado “SEXUALIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (re) pensando as práticas educacionais no ambiente escolar”, submetido ao Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no Campus Sosígenes Costa (CSC), situado em Porto Seguro-Bahia, tem como desafio desvendar os caminhos a se percorrer para alcançar uma capacitação docente que promova espaços de diálogos e ações assertivas sobre sexualidade infantil no espaço escolar, através de uma ótica decolonizadora. Sendo o seu objetivo primordial, contribuir para a formação das/dos professoras/es da Educação Infantil (Pré-Escola) acerca da sexualidade infantil, na perspectiva de nortear as ações destas/destes profissionais sobre os aspectos que envolvem manifestações sexuais das crianças na instituição escolar. A proposta metodológica adotada para esta pesquisa-ação está ancorada na abordagem qualitativa, de natureza aplicada e caráter exploratório, e se dará em três momentos. O primeiro constará de levantamento bibliográfico e revisão teórica no campo da educação, das relações étnico-raciais, com ênfase na sexualidade infantil. No segundo, será realizada uma pesquisa de campo com o intuito de tomar conhecimento das problemáticas e práticas vivenciadas pelo corpo pedagógico relativas à sexualidade infantil, baseada no dispositivo de conversação. E o terceiro momento deste estudo decorrerá pela elaboração de um material textual, produto final das investigações teóricas e práticas, composto por considerações norteadoras ao corpo pedagógico e propostas de intervenções, que servirão como instrumento de formação para as/os educadoras/es atuantes na modalidade de ensino denominada Educação Infantil, acerca das problemáticas que permeiam a sexualidade das crianças.

Presidente - 1580518 - MARIA DO CARMO REBOUCAS DA CRUZ FERREIRA DOS SANTOS
Interno - 3049314 - CAROLINA BESSA FERREIRA DE OLIVEIRA