Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR LUHR MELLO

DISCENTE : ARTHUR LUHR MELLO
DATA : 19/12/2020
LOCAL: webconf

BRANQUITUDE E EDUCAÇÃO: Uma proposta de desconstrução do privilégio branco na Universidade Federal do Sul da Bahia

Branquitude; Privilégio Branco; Educação; Ensino Superior.

Nesse documento enviado à banca de Qualificação de Mestrado em Ensino e Relações Étnico-raciais, o leitor encontrará os seguintes textos: “Branquitude, branquidade e privilégio branco: Dissertações e Teses sobre o tema no Brasil” (Estado da Arte), “Acerca do privilégio branco: da infância à universidade” (Artigo Autobiográfico), e “Projeto de Pesquisa Intervenção: Estudos da Branquitude” (Pesquisa/Intervenção). O primeiro texto se configura como um mapeamento de teses e dissertações que abordam os conceitos branquitude, branquidade e privilégio branco no Brasil. O segundo é um artigo autobiográfico que questiona como a branquitude, se manifestou em diferentes espaços sociais como a escola, o trabalho e a universidade ao longo da minha vida, e o terceiro tem o intuito de apresentar e argumentar em torno de projeto de pesquisa-intervenção a ser realizado no âmbito do referido mestrado, buscando colaborar para a desconstrução do privilégio branco no Ensino Superior, a partir de realização de evento técnico/científico a ser desenvolvido na Universidade Federal do Sul da Bahia, denominado “Estudos da Branquitude” e posterior confecção de ementa para componente interdisciplinar intitulado “Estudos da branquitude” a ser ofertado durante a Formação Geral na UFSB.

Presidente - 256.328.408-24 - ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES - ON/MCT
Interno - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO