Banca de QUALIFICAÇÃO: JODILCE PEREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JODILCE PEREIRA DOS SANTOS
DATA : 26/11/2020
LOCAL: webconf

Casamento na cultura indígena Pataxó em Coroa Vermelha

Pataxó, Memória, Cultura, Casamento Indígena, Educação Escolar       Indígena.

Esta pesquisa direcionar-se-á pela proposta de compreensão de casamento entre os povos indígenas da etnia Pataxó, mais particularmente, aqueles localizados no aldeamento em Coroa Vermelha, a partir da pesquisa bibliográfica e história oral como metodologias que concede a visibilidade do protagonismo do povo indígena Pataxó, a essência da memória a partir de um estudo de caso, fundamentado na observação participativa com o objetivo de visualizar os fatores que provocam a mudança quanto ao processo cultural da referida etnia indígena no tocante à concepção do casamento, enquanto aspecto cultural e estruturante da referida comunidade, observar mais sobre o modo e processo pelo qual se constitui e é realizado o casamento indígena Pataxó de Coroa Vermelha tanto na forma tradicional como na atualidade. Na tentativa de proporcionar subsídios que constitua vínculos históricos entre o passado, memórias, o presente e as contribuições de uma integração e interação para a formação étnico-racial-histórico-social para o futuro dos povos originários participaram de entrevistas pertencentes do povo Pataxó e os anciãos que nos proporcionou seu olhar para assim (re) pensar a necessidade de conhecer a cultura dos povos Pataxó, como povo guerreiro para respeitá-la em todos os aspectos e espaços de aprendizagem na aldeia e tendo a escola como espaço de resistência. Visto que, as culturas se adaptam às mudanças e aos processos pelas quais se formam, transformam sua interpretação em ação visível, através do exemplo vivido para a população indígena e demais etnias como um todo, permitindo a ampliação do conhecimento sobre práticas e experiências desenvolvidas na Educação Escolar Indígena.

Interno - 899.149.886-87 - EDSON MACHADO DE BRITO - IFBA
Presidente - 173.256.878-26 - FÁBIA BARBOSA RIBEIRO - UNILAB