Banca de DEFESA: CRISTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA

DISCENTE : CRISTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA
DATA : 30/11/2020
LOCAL: webconf

Desafios para a permanência e êxito dos estudantes negros e indígenas do IFBA Campus Eunápolis-Ba.

Educação dos Negros e Indígenas. Racismo Institucional. Colonialidade e Decolonialidade do Saber. Aprendizagem Significativa e Etnomatemática.

Esta Pesquisa-ação envolve a investigação científica articulada com a prática no ambiente em estudo e tem como principal objetivo evidenciar e refletir sobre as condições de permanência e êxito dos estudantes negros e indígenas no Instituto; além de propor ações que possibilitem uma aprendizagem significativa que considere as contribuições afro-brasileiras e indígenas na educação. Este trabalho contemplou um caráter quantitativo e qualitativo, cujos procedimentos utilizados incluíram a fundamentação teórica; investigação documental institucional; busca, sistematização e análise dos dados; investigação de trabalhos científicos relacionados ao objeto da Pesquisa-ação; observação participante; entrevistas; prática in locus e discussão dos resultados. Dentre uma complexidade de variáveis resultantes, ficou evidenciada a dificuldade no aprendizado dos estudantes em algumas áreas do conhecimento, principalmente nas ciências exatas, como principal motivo que conduziram os estudantes à reprovação e, consequentemente, à evasão. Dentre estas áreas, a Matemática foi a mais apontada pelos discentes. Constatou-se também, que os estudantes negros e indígenas compõem as maiores parcelas desses fenômenos. Em função disso, a Pesquisa-ação conduziu a discussão a partir da perspectiva decolonial e propôs a implementação do Projeto “Saberes Étnico-Raciais: outros olhares sobre a Ciência Matemática”, respaldando-se na Etnomatemática, como possibilidade epistemológica e metodológica para uma aprendizagem mais significativa e produtiva. O referido Projeto foi desenvolvido com os estudantes dos primeiros anos dos cursos integrados, por ser o período em que a reprovação e a evasão são mais acentuadas.

Externo à Instituição - ELIANE COSTA SANTOS - UNILAB
Presidente - 173.256.878-26 - FÁBIA BARBOSA RIBEIRO - UNILAB