Banca de DEFESA: ROSANGELA FONCECA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANGELA FONCECA DO NASCIMENTO
DATA : 17/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: webconf
TÍTULO:

ESCREVIVÊNCIAS: UMA JORNADA PELO TEATRO NEGRO DE ABDIAS NASCIMENTO NO EXTREMO SUL DA BAHIA.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Teatro Negro. Abdias Nascimento. Escrevivências. Teatro Negro no Extremo Sul da Bahia.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

Esta pesquisa, que toma como base o Teatro Experimental do Negro (TEN) e a obra de Abdias Nascimento, se propõe a rememorar, sistematizar e contar as experiências teatrais do Extremo Sul da Bahia de aplicação da abordagem teatral fundada pelo TEN e, particularmente apresentar a experiência de intervenção político-étnico-racial-pedagógica por meio da performance teatral Padê de Exú Libertador. O trabalho de Abdias Nascimento realizado por meio do TEN, desafiou o racismo e o mito da democracia racial brasileiros e logrou conceber uma estética negra no teatro que influenciou a construção da identidade negra nacional e da cultura brasileira como um todo. O TEN, formado por um elenco de atrizes e atores negros, encenou diversas peças teatrais que se caracterizam como um pioneirismo histórico no campo do audiovisual negro. Por meio de uma abordagem inovadora, o TEN denunciou as diversas formas de racismo vivenciados pelas pessoas negras ao mesmo tempo em que oportunizou o debate e a afirmação de uma identidade negra brasileira. Essa metodologia para além de contribuir para a formulação e desenvolvimento das peças teatrais funcionou como uma chave emancipatória nas vidas de muitos jovens atores e atrizes que participaram de companhias teatrais com trabalhos fundados na abordagem do TEN. Nesta pesquisa, a hipótese com a qual trabalhamos é que a proposição de um teatro que se propõe a refletir positivamente os valores da cultura negro-brasileira e a valorização dessas identidades negras podem influenciar de forma positiva nos processos emancipatórios de jovens negras e negros da periferia da cidade de Eunápolis e cidades do extremo sul da Bahia. Metodologicamente a pesquisa se alicerça no método de Escrevivência da escritora Conceição Evaristo, a partir da qual mobiliza memórias e práxis vividas pela pesquisadora e por outros sujeitos que participaram da investigação. Da mesma forma, esse trabalho pode ser considerado como uma viagem autoetnográfica, nos moldes de Pedro Motta e Nelson Barros. O trabalho de campo foi realizado por meio de entrevistas captadas audiovisualmente, oficinas teatrais e encenação que resultaram num documentário. No presente trabalho, inicialmente apresento a obra de Abdias do Nascimento e o trabalho desenvolvido pelo TEN. Em seguida escrevivencio a experiência de fazer teatro negro no Extremos Sul da Bahia por meio de histórias pessoais e coletivas de encenação de peças, projetos e performances teatrais. Por meio de minha atuação como atriz e palhaça compartilho a minha experiência de realização de oficinas com base na metodologia Fazer Fazendo com jovens negros e negras da periferia de Eunápolis; depois, a partir de um registro audiovisual documental, apresento a experiência da companhia Umbandaum; por fim apresento a experiência de realização de oficinas e discussão sobre a temática racial com base na abordagem do TEN para o desenvolvimento da performance teatral Padê de Exu Libertador. Como resultado, a pesquisa logrou identificar a contribuição da abordagem do TEN para questionar o racismo e para fortalecer a autoestima racial dos jovens envolvidos, assim como contribuiu para dar visibilidade ao teatro negro no Extremo Sul da Bahia. O trabalho deixa como legado para a comunidade local o documentário intitulado “Caminhos: uma jornada pelo teatro negro de Abdias Nascimento”.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1690428 - CRISTIANE DA SILVEIRA LIMA
Interno - 3026933 - HAMILTON RICHARD ALEXANDRINO FERREIRA DOS SANTOS
Presidente - 1580518 - MARIA DO CARMO REBOUCAS DA CRUZ FERREIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1806033 - TASSIO FERREIRA SANTANA
Notícia cadastrada em: 06/11/2020 12:07
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