Banca de QUALIFICAÇÃO: LIZIANE SILVA RODRIGUES

DISCENTE : LIZIANE SILVA RODRIGUES
DATA : 18/12/2020
LOCAL: webconf

MATERNIDADE E RAÇA: O papel dos/das professores/as de Geografia na construção de conhecimento sobre as questões que envolvem a gravidez na adolescência

Gravidez na adolescência; Construção de conhecimento; Prática docente em Geografia.

O projeto de pesquisa intitulado Maternidade e Raça: o papel dos/das professores/as de Geografia na construção de conhecimento sobre as questões que envolvem a gravidez na adolescência tem por objetivo investigar o papel dos docentes de Geografia na construção de conhecimento sobre as questões que envolvem a gravidez na adolescência, a fim de aprimorar as práticas educativas e contribuir para a inclusão e permanência das discentes grávidas em um ambiente com aulas mais inclusivas, acolhedoras e criticas. A proposta metodológica adotada para esta pesquisa-ação está ancorada na abordagem qualitativa, de caráter exploratório, e se dará em três etapas. A primeira constará de levantamento bibliográfico e revisão teórica no campo do ensino de Geografia, da gravidez na adolescência, da Educação e das Relações Étnico-raciais. Os teóricos/as que colaboram nessa empreitada são Sueli Carneiro (2005); Lana de Souza Cavalcanti (2010, 2012); Paulo Freire (1983); Nilma Lino Gomes (2017); Kabengele Munanga (2017); Milton Santos (1959, 1997), dentre outros. Na segunda etapa será realizado o levantamento dos dados escolares sobre a evasão e permanência das alunas gestantes dos 8º e 9º anos do Educandário Pero Vaz de Caminha, escola do município de Porto Seguro nos anos de 2016 a 2019, e a análise do planejamento didático de Geografia dessas séries. Na terceira etapa, serão realizadas oficinas com o intuito de tomar conhecimento das indagações sobre essa temática e detectar como vem se dando a prática e as dificuldades enfrentadas pelos docentes em relação às questões que envolvem a maternidade na adolescência. Como produto educacional será elaborado um guia com sequências didáticas para as turmas de 8º e 9º anos, para trabalhar as questões que envolvem a gravidez na adolescência aliado a alguns conteúdos da disciplina Geografia. Com um olhar critico sobre a realidade, buscando contextualizar alguns conteúdos da disciplina, aliados aos temas transversais propostos pelos PCNs. O mesmo será feito de forma dialogada com os sujeitos da pesquisa, e isso se dará por meio da escuta das discussões realizadas durante as oficinas e da leitura e análise de todo o material estudado durante o processo. Espera-se que os resultados obtidos com a pesquisa, sirvam de referência para um ensino pautado na realidade vivenciada pela comunidade escolar, observando as particularidades de cada sujeito, e ampliando as discussões sobre as questões que envolvem a gravidez na adolescência, com a proposição de aulas mais dinâmicas e de um processo de ensino aprendizagem mais critico e transformador.

Externo à Instituição - IONE DOS SANTOS ROCHA CABRAL - IFBA
Interno - 1348447 - LIDYANE MARIA FERREIRA DE SOUZA