Banca de DEFESA: MARILIA DE ANGELI

DISCENTE : MARILIA DE ANGELI
DATA : 15/12/2020
LOCAL: Sala virtual com link de transmissão

Gênero e Sexualidade na Educação: uma análise sobre vivências Lésbicas e Bissexuais

Estudantes Lésbicas Negras. Bissexuais. Gênero e Sexualidade. Currículo. Eunápolis / BA.

Refletindo sobre a condição de vulnerabilidade de muitas mulheres bissexuais e lésbicas negras, invisibilizadas socialmente, busco, nesse trabalho, a partir da análise das vivências de quatro estudantes, examinar os percursos de mulheres que decidiram romper com os padrões heteronormativos de uma sociedade machista, racista, bifóbica e lesbofóbica, e como se (re)constroem e se (auto)reconhecem a partir das experiências vividas no espaço escolar. A trajetória estudantil das mulheres entrevistadas está atrelada ao contexto de duas escolas periféricas da cidade de Eunápolis/Bahia, a saber, Colégio Estadual Baden Powell e a escola Municipal Arnaldo Moura Guerrieri. Partimos do entendimento de que falar de mulheres lésbicas e bissexuais negras é falar de uma tripla opressão: ser mulher numa sociedade machista, ser negra numa sociedade racista e ser bissexual/lésbica numa sociedade bifóbica/lesbofóbica. Reconhecendo as barreiras sociais que nós mulheres enfrentamos cotidianamente, entendemos a necessidade de não deixar falecer questões como estas no debate acadêmico. Para tanto, discorremos sobre as teorias do currículo observando como as questões de gênero e sexualidade têm sido consideradas nos espaços escolares e analisamos os documentos legais voltados à educação enfatizando a presença dessas questões. Partindo de abordagens alicerçadas na perspectiva pós-estruturalista de análise, observando os campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, problematizamos a invisibilidade sobre as temáticas de gênero e sexualidade dentro do Projeto Político Pedagógico das referidas escolas e da prática docente. Para subsidiar a discussão que propomos nesta pesquisa, lançamos mão de alguns teóricos como Michel Foucault (1988) para pensar a sexualidade como um dispositivo de controle dos desejos dos indivíduos; Kimberlé Crenshaw (2002) para o entendimento da interseccionalidade; Kabengele Munanga (2003) para discorrer sobre a construção do conceito de racismo; Judith Butler (2003) com o conceito de performatividade; Guacira Lopes Louro (2014) com a abordagem de gênero e sexualidade na educação, entre outros/as. Com essa pesquisa pretendemos contribuir para que as abordagens de gênero e sexualidade ganhem visibilidade e passem a compor os currículos escolares, inseridas no Projeto Político Pedagógico e nas práticas pedagógicas dos/as docentes do município de Eunápolis.

Presidente - 173.256.878-26 - FÁBIA BARBOSA RIBEIRO - UNILAB
Interno - 1625472 - MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA LOPES