Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMAIRA CONCEIÇÃO DA SILVA

DISCENTE : JAMAIRA CONCEIÇÃO DA SILVA
DATA : 26/01/2021
LOCAL: CPF - Sede

Entre livros e laços: o lugar da representação das famílias negras campesinas no pertencimento negro dos Sem Terrinhas do acampamento Bela Manhã, em Teixeira de Freitas – Bahia

Pretagogia, Sem Terrinha, Literatura, famílias negras

O projeto de pesquisa tem como objetivo apreender as marcas de pertencimento étnico-racial das crianças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, baseandose em narrativas literárias do livro Vermelho (2009) escrito pela autora Maria Tereza que, por sua vez, fomenta uma investigação sobre o modo com que a representação das famílias negras contribui com a identidade dos Sem Terrinhas integrantes do acampamento Bela Manhã, localizado em Teixeira de Freitas, Bahia. Tal proposta ancora-se, fundamentalmente, na compreensão de que a formação da identidade da criança se dá nos processos das interações sociais, sendo inicialmente o âmbito dos espaços familiares, na inserção em instituições de educação infantil e nos espaços de formação dos sujeitos Sem Terra. Em específico, no acampamento Bela Manhã, as pautas de reivindicação da comunidade se fazem sensíveis às crianças por meio da brigada Nelson Mandela, das cirandas itinerantes e de atividades de formação escolar desenvolvidas na Escola Municipal Alfredo Felix Correia. O referencial teórico do projeto pauta-se nos estudos de Márcia Mara Ramos e Monyse Ravenna de Sousa Barros sobre as infância Sem Terra; Teresa Colomer, Marisa Lajolo e Regina Zilberman enquanto aporte para a mobilização da literatura infantil; Sandra Petit, conceituando sobre a literatura negra, pretagogia e pertencimento negro; Raumi de Souza com aprofundamento teórico sobre as questões étnico-raciais dentro do MST; Lilia Moritz Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes com os estudos sobre as famílias negras escravizadas e Orlando Fals Borda com as balizas da pesquisa-ação. Sendo assim, as abordagens metodológicas foram desenvolvidas em cinco encontros com atividades pedagógicas que dialogam com as relações étnico-raciais, juntamente com a participação de Kailane Donato Santos, uma criança Sem Terra do acampamento Bela Manhã, afim de compor um livro de literatura infantil produzido em coautoria, bem como, um material pedagógico descritivoreflexivo dos processos pedagógicos que foram realizados durante o percurso.

Presidente - 3067096 - FABIANA CARNEIRO DA SILVA
Externa à Instituição - KARINA LIMA SALES - UNEB