Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIO SILVA DOS SANTOS

DISCENTE : FABRICIO SILVA DOS SANTOS
DATA : 20/04/2021
LOCAL: Sala virtual webconferência https://meet.google.com/upp-xwjr-dvy

A Representação Do Negro No Ensino De Química: Uma Análise De Livros Didáticos Utilizados Em Escolas De Porto Seguro (BA)

Ensino. Química. Ciências. Livros didáticos. Racismo.

Este trabalho apresenta o resultado parcial de uma investigação ainda em andamento sobre as relações étnico-raciais no ensino de química. A partir da análise de livros didáticos de Química do Ensino Médio utilizados por professores em escolas públicas do município de Porto Seguro-BA, nosso objetivo foi investigar a contribuição de seu conteúdo na construção de um ensino de química descolonizado e em acordo com a Lei 10.639 do ano de 2003. Por se tratar de um projeto de mestrado profissional, a dissertação finalizada acompanhará um produto pedagógico final, ainda em construção. Este produto foi primeiramente idealizado na forma deum e-book a ser distribuído gratuitamente pela internet, contendo exemplos de sequências didáticas/pedagógicas, em relação à decolonização do Ensino de Química. O objetivo foi promover, através da representatividade destes povos no currículo educacional, a reflexão acerca da importância do negro e dos povos indígenas na construção da sociedade brasileira e combater preconceitos e a discriminação racial. Entretanto, estas ações afirmativas, resultado da luta dos movimentos negros e indígenas e por parte da sociedade brasileira, ainda carecem de ajustes, como vem sendo discutido em trabalhos de autores como Silva (2015), Bragia (2013) e Prudêncio (2019), entre outros.

Interna - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO
Presidente - 1085938 - FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO JUNIOR