Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE GLICERIO

DISCENTE : JOYCE GLICERIO
DATA : 30/04/2021
LOCAL: CPF-SEDE

OS ESTUDOS AFRICANOSNAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BAIANAS: IMPACTOS CAUSADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA A PARTIR DA LEI 10.639/03

Estudos africanos; licenciatura; formação docente; universidades federais baianas.

O presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos das disciplinas dos estudos africanos nos cursos de licenciatura das universidades federais situadas no estado da Bahia ante a promulgação da lei 10.639/03. Ele também pretende avaliar a necessidade de debater essa temática nos cursos de licenciatura no ensino superior baiano para compreender (se houve e) quais foram impactos institucionais dessa inserção. A produção de dados se deu por meio de entrevistas via web junto a sete professores que ministram disciplinas da área dos estudos africanos, as quais foram examinadas por meio da análise de discurso. Dos resultados destacamos que houve avanços significativos na trajetória dos estudos africanos nos cursos de licenciatura em nosso estado, principalmente nos cursos de História , contudo, percebemos a falta dessas discussões nas demais áreas do conhecimento. Detectamos que professores nas universidades interioranas ainda enfrentam dificuldades de acesso à bibliografia especializada. O produto didático será um website contendo as entrevistas com esses professores e a bibliografia discutida por eles nas salas das universidades, buscando deixá-las ainda mais acessíveis aos docentes da educação básica e do público de maneira geral.

Externa à Instituição - MÁRCIA GUERRA PEREIRA
Interno - 1148004 - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO