Banca de DEFESA: JAMAIRA CONCEIÇÃO DA SILVA

DISCENTE : JAMAIRA CONCEIÇÃO DA SILVA
DATA : 06/07/2021
LOCAL: CPF-SEDE

Entre livros e laços: o lugar da literatura negra no pertencimento étnico-racial de Sem Terrinhas do acampamento Bela Manhã, em Teixeira de Freitas – Bahia

Sem Terrinha; Literatura negra-brasileira; pertencimento negro; MST.

O presente projeto de investigação-ação participativa tem como objetivo apreender as marcas de pertencimento étnico-racial no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, partindo do trabalho de mediação literária do livro Vermelho (2009), escrito por Maria Tereza. Este, por sua vez, fomenta uma investigação sobre o modo com que a literatura negra contribui com a formação da identidade Sem Terrinha integrantes do acampamento Bela Manhã, localizado em Teixeira de Freitas, Bahia. Tal proposta ancora-se, fundamentalmente, na compreensão de que a formação da identidade da criança se dá pela correlação entre processos simbólicos e as interações sociais, sobretudo na família, nas instituições de educação infantil e, nesse caso, nos espaços de ações políticas dos sujeitos Sem Terra. No acampamento Bela Manhã, as pautas de reivindicação da comunidade se fazem sensíveis às crianças por meio da brigada Nelson Mandela, das cirandas itinerantes e de atividades de formação escolar desenvolvidas na Escola Municipal Alfredo Felix Correia. O referencial teórico do projeto pauta-se nos estudos de Márcia Mara Ramos e Monyse Ravenna de Sousa Barros sobre as infâncias Sem Terra; Teresa Colomer e Rildo Cosson, enquanto aporte para a mobilização da literatura infantil; Sandra Petit, conceituando a literatura oral, pretagogia e pertencimento negro; Raumi de Souza, com aprofundamento teórico sobre as questões étnico-raciais dentro do MST e Orlando Fals Borda, com as balizas da investigação-ação participante. Diante do contexto de isolamento social, o processo de intervenção pedagógica foi desenvolvido respeitando os protocolos de segurança e em diálogo com uma única criança do acampamento, a saber, Kailane Donato Santos. Ao longo de cinco encontros, realizou-se a mediação literária, tendo em vista o diálogo sobre pertencimento étnico-racial e a composição do livro de literatura infantil Temperos da Vó Jove, produzido em coautoria.

Presidente - 173.256.878-26 - FÁBIA BARBOSA RIBEIRO - UNILAB
Externa à Instituição - KARINA LIMA SALES - UNEB