Banca de DEFESA: IRAILDES BIANO SANTOS

DISCENTE : IRAILDES BIANO SANTOS
DATA : 27/10/2021
LOCAL: CSC

“SEXUALIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (re)pensando as práticas educacionais no ambiente escolar”

Educação Infantil; Infância; Sexualidade Infantil.

A presente dissertação, intitulada “Sexualidade da criança na Educação Infantil: (re)pensando as práticas educacionais no ambiente escolar”,  tem como problemática  os desconhecidos caminhos a se percorrer para alcançar uma atuação docente que promova espaços de diálogos e ações assertivas sobre sexualidade infantil na escola, dentro de uma ótica decolonizadora, impulsionadora da (re)construção dos conhecimentos necessários a demanda em questão. Assentada nos estudos de Bauman, Foucault, Freud, Furlani, hooks e Louro, estabeleço caminhos teóricos para pensar a sexualidade na Educação Infantil. O objetivo primordial deste estudo é contribuir para a formação das(os) professoras(es) da Educação Infantil (Pré-Escola) sobre sexualidade na infância, através de uma perspectiva decolonizadora, norteadora às ações destas(es) profissionais sobre os aspectos que envolvem manifestações sexuais das crianças na instituição escolar. A proposta metodológica adotada para esta pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa, de natureza aplicada e caráter exploratório. Este esboço consta de levantamento bibliográfico e revisão teórica no campo da educação e das relações étnico-raciais, com ênfase na sexualidade infantil. Baseado no dispositivo de conversação, realizou-se quatro encontros de estudo e pesquisa com o grupo focal, composto por professoras em exercício na Educação Infantil da unidade escolar pesquisada. Como produto final deste estudo, temos a elaboração e socialização do livro “SEXUALIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: vamos falar sobre isso!”, resultado das investigações teóricas e práticas, composto por considerações norteadoras ao corpo pedagógico e propostas pedagógicas, a ser utilizado como instrumento de formação para as/os educadoras(es) da modalidade de ensino denominada Educação Infantil, acerca das problemáticas que permeiam a sexualidade das crianças, a fim de auxiliar essas(es) educadoras(es) em sua atuação efetiva em sala de aula.

Presidente - 1580518 - MARIA DO CARMO REBOUCAS DA CRUZ FERREIRA DOS SANTOS
Interna - 3049314 - CAROLINA BESSA FERREIRA DE OLIVEIRA