Banca de DEFESA: SERINALDO OLIVEIRA ARAUJO

DISCENTE : SERINALDO OLIVEIRA ARAUJO
DATA : 04/11/2021
LOCAL: CSC

(RE)APRENDENDO A HISTÓRIA DA ÁFRICA: ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPERIALISMO E DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Livro Didático; História da África; Relações Étnico-Raciais; Guiné- Bissau.

Esta pesquisa de caráter qualitativo, natureza exploratória, combinando os procedimentos de revisão bibliográfica, análise de livro didático e entrevista semiestruturada, investiga como o processo de imperialismo e descolonização portuguesa em África é apresentado no livro didático de História, do último ano do ensino fundamental, adotado pela Escola Municipal Governador Paulo Souto, do município de Porto Seguro, para o triênio de 2017- 2019, objetivando analisar se a forma como essa temática é abordada atende aos objetivos da Lei 10.639/2003. Para isso, serão mobilizados como marco teórico, es estudos concernentes ao mundo africano, que encontram no Brasil um ponto convergente. A revisão bibliográfica, visa permitir o mapeamento das produções acadêmicas que abordam a temática História da África e africanos no Livro Didático (LD), e responder quais ausências, avanços, contextos e em quais condições essas pesquisas têm sido elaboradas. A análise do livro didático pretende identificar qual a perspectiva predominante (eurocêntrica ou afro-brasileira). A entrevista semiestruturada realizada com o professor de história dos anos finais do ensino fundamental, com o auxílio de um roteiro de interação, porém não aplicado rigidamente, tratou da escolha, desafios e possibilidades do uso do LD no ensino de História África. Este estudo se desdobra ainda, na elaboração de um material pedagógico complementar ao livro didático, que contribua com a prática docente, ao aprofundar e contextualizar conteúdos que o livro didático não mobiliza ou proporciona. Este material apresenta aspectos do processo de imperialismo e descolonização em Guiné-Bissau, um dos mais importantes movimentos de luta e independência a colonização portuguesa em África, priorizando uma bibliografia de intelectuais que pesquisam o continente. Com esta investigação pretendemos contribuir para o ensino das relações étnico-raciais no ensino fundamental, localizando o continente africano como um sujeito histórico que possui um legado cultural, epistemológico e de resistência a ser valorizado e difundido nas escolas.

Presidente - 1580518 - MARIA DO CARMO REBOUCAS DA CRUZ FERREIRA DOS SANTOS
Interno - 3026933 - HAMILTON RICHARD ALEXANDRINO FERREIRA DOS SANTOS