Banca de DEFESA: MARIA VIRGINIA FREIRE DOS SANTOS CARMO

DATA : 05/11/2021
LOCAL: webconf

POLÍTICAS CURRICULARES: a produção de sentidos na Escola da Vila

Políticas curriculares; Currículo; Abordagem do ciclo de políticas; Processos de significação.

Esta pesquisa analisa o que denominamos de política curricular para o período de pandemia da rede municipal de educação de Porto Seguro, na Bahia, tomando como empiricidade a Escola da Vila. Neste trabalho o currículo é abordado como prática de significação, como espaço/tempo de fronteira, campo marcado por processos híbridos. Tendo por base a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores, as políticas curriculares são problematizadas como produções discursivas, fabricadas em contextos articulados e atravessados por relações de poder e lutas pelo controle do processo de significação. O objetivo dessa pesquisa então é compreender como as professoras da Escola da Vila, no município de Porto Seguro, ressignificam a política curricular para o período de pandemia, identificando quais sentidos são mobilizados no contexto da prática. Para tanto realizamos uma pesquisa qualitativa e adotamos como técnicas de pesquisa, a observação participante, a análise documental e entrevistas semiestruturadas. As pessoas parceiras desta pesquisa são seis professoras que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, mais especificamente nos 1º anos, 2º anos e 3º anos do ensino fundamental. O referencial teórico-metodológico adotado tem como base a abordagem do ciclo de políticas proposto por Stephen Ball e colaboradores, na leitura de Mainardes (2006) além de outros estudiosos do campo do currículo. A pesquisa trouxe à tona os diferentes sentidos mobilizados nos contextos que envolvem a produção da política, fazendo emergir processos que são marcados por hibridismos, e que revelam o campo conflituoso e movediço onde o currículo se constitui.

Interna - 3049314 - CAROLINA BESSA FERREIRA DE OLIVEIRA
Interna - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO