Banca de DEFESA: WENDEUSLELEI ALVES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WENDEUSLELEI ALVES DE SOUZA
DATA : 25/10/2021
LOCAL: Online

TERRITÓRIO E INDIANIDADE: Etno-Matemática e Práticas Culturais Pataxó Hãhãhãe

Pataxó Hãhãhãe, Educação Escolar Indígena, Territoriedade, (Re)existência, Escrevivência, Demrcação

Esta dissertação em sua íntegra é uma escrevivência porque, como considera Conceição Evaristo (2017), a minha história “reverbera a coletividade” originária onde experimento minhas vivências, construo minhas memórias e identidade. Assim, pondero que desde o Memorial Descritivo, passando pelo Projeto de Intervenção, esta dissertação em sua totalidade é um Produto Educacional sobre aspectos das históricas vivências indígenas de meu Povo -  Pataxó Hãhãhãe. Aqui aparecem dimensões de suas lutas e memórias na constituição da identidade Pataxó Hãhãhãe e da Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu. A intenção é apresentar posteriormente o trabalho como um todo para minha comunidade e também reorganizá-lo em outros materiais didáticos no sentido da formação educacional das pessoas indígenas. Assim, penso que a dissertação em sua integralidade pode ser um roteiro/guia para outras escritas indígenas da Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu. Vale lembrar que este trabalho foi realizado durante a pandemia de covid-19. Isto impediu que tantas outras vozes, memórias e histórias estivessem aqui presentes em decorrência do necessário distanciamento sanitário. Por isto este é um texto final para a conclusão do curso de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Jorge Amado. No entanto, sua escrita terá sua continuidade nas vivências cotidianas com meu Povo. Do mesmo modo, este estudo será apresentado em atividades externas ao nosso território no sentido de divulgar e respaldar a luta do Povo Pataxó Hãhãhãe e de outros Povos. A luta indígena por direitos é outro dos fundamentos da dissertação que aqui apresento. Por estas inspirações e caminhos percorridos pondero que os três Capítulos que constituem este trabalho interagem e dialogam o tempo todo. Desejo que isto ofereça à dissertação em sua composição como um todo a características de um Produto Educacional.

Presidente - 066.250.508-57 - CARLOS JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS - UESC
Interno - 1147950 - RAFAEL SIQUEIRA DE GUIMARAES