Banca de DEFESA: SILAS LACERDA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILAS LACERDA DOS SANTOS
DATA : 15/10/2021
LOCAL: Universidade Federal do Sul da Bahia

Quilombo e(m) cena: o Auto de São Benedito e as relações étnico-raciais em Helvécia-BA

Quilombo; Relações Étnico-Raciais; Educação; Encenação; Auto de São Benedito.

O presente texto dissertativo busca investigar as leituras manifestadas na encenação do Auto de São Benedito, realizada pelos quilombolas da comunidade de Helvécia-BA, para o entendimento da (re)constituição da memória, da história, das identidades étnico-raciais e das práticas educativas em contexto baiano. A metodologia sustenta-se em três vertentes, sendo elas: 1) quanto ao objeto: constituímos uma abordagem analítica qualitativa. 2) quanto aos procedimentos de pesquisa: adotamos a pesquisa documental, por compreender a importância dos materiais analíticos (re)elaborados em consideração à riqueza de informação, desvelamento de proximidades entre contexto histórico e sociocultural. Transitamos por uma etnografia, justificada pelas singularidades e relevâncias dos sujeitos dentro da pesquisa. Caminhamos pela pesquisa iconográfica, onde analisamos imagens e captação de mensagens que se apresentam para além de um contexto imediato, uma vez que em todo processo de signos há marcas deixadas pela história, nível de desenvolvimento de forças produtivas, técnicas e sujeitos que as produzem: 3) quanto às fontes de informação: contemplamos a pesquisa bibliográfica e de campo; como instrumento norteador, utilizamos questionários de entrevistas semi estruturadas (considerando o lugar de fala de cada sujeito), sendo que, primeiramente, fizemos os registros dos discursos e narrativas socializadas (sendo elas gravadas, transcritas e analisadas). Com a composição da referida encenação, compreendemos que entreoutros objetivos, os quilombolas pensaram a cultura como instrumento político, de certificação e de educação, voltada para a transformação social intrinsecamente relacionada ao modo de vida material e espiritual local, através de uma intersecção com outras dinâmicas, com enfoque,sobretudo, nas questões étnico-raciais. O Auto surge de forma emergente na comunidade, os quilombolas encenam um contínuo movimento de ideias e práticas que se transformam por meio do embate contra as sequelas da escravidão e da omissão/rejeição de um legado africano repleto de intenção estética e de saberes,ocorrerido entre o escrito e o vivido. Diante dos estudos, estabelecemos dialéticas com estudiosos da cultura, da literatura popular, da antropologia, das artes cênicas e da história.

Presidente - 1419156 - GESSE ALMEIDA ARAUJO
Interno - 1148004 - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO