Banca de DEFESA: HELLENI PRISCILLE DE SOUZA FERREIRA OLIVEIRA

LOCAL: Sala Virtual meet.google.com/tca-rhod-kam

A ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS E SURDAS-NEGRAS NO SUL DA BAHIA

Negros Surdos; Inclusão; Escolarização; Língua Brasileira de Sinas

O escopo deste trabalho apresenta o resultado da pesquisa que trata da investigação acerca da escolarização dos alunos surdos e surdas-negras, matriculados em escolas públicas no Sul do Estado da Bahia, especificamente, no Instituto Municipal de Ensino Eusigne Lavigne-IME, na cidade de Ilhéus e no Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva- CEPEI, na cidade de Itabuna. Assim, esse estudo objetiva evidenciar os enfrentamentos históricos do processo decolonial de inclusão sistêmica que os estudantes surdos-negros são invisibilizados hegemonicamente devido sua condição linguística e étnica no acesso, permanência e conclusão dos estudos nos espaços educacionais, os quais, majoritariamente, são constituídos historicamente de políticas linguísticas ouvintista. Por isso, constituímos uma abordagem de análise bibliográfica e qualitativa, assim, realizamos as investigações por meio dos registros cedidos pelas escolas públicas investigadas. Utilizamos como instrumento norteador, análises dos respectivos documentos: histórico escolar, cadernetas, informações dos conselhos de classe e as observações documentadas dos profissionais das instituições, no período delimitado de conclusão do ensino fundamental I pelos estudantes selecionados, do ano de 2015 a 2019. As justificativas que motivaram esses objetos de pesquisa-ação são diversas: primeiramente a devolutiva de que nas cidades de Ilhéus e Itabuna encontra-se um número expressivo de estudantes surdas e surdos - negros inclusos na rede regular de ensino e, dessa maneira, foi possível diagnosticar por meio dos resultados das análises dos dados, as prováveis situações características de exclusão que esses estudantes se encontraram. É imprescindível mencionar que, devido às barreiras presentes de comunicação com a ausência da usualidade da Língua (Língua Brasileira de Sinais) no processo de escolarização; os preconceitos linguísticos; o déficit de profissionais intérpretes de Libras na intermediação do ensino; a pouca ciência da comunidade escolar acerca das especificidades ancestrais surdas -negras, é possível por consequência, identificarmos situações de depreciação da identidade do indivíduo, um baixo rendimento escolar, e situações que possam contribuir para gerar bullying, chacotas e rejeição do outro em detrimento da cultura dominante. Diante disso, esse estudo mostrou-se relevante socialmente, pois visa promover diagnóstico, reflexão e transformação étnica-linguística nas escolas do Sul do Estado da Bahia, contribuindo para a construção de um ensino que perpassa pela decolonialidade e pelo bilinguismo. A partir dos resultados, elaboramos um livro paradidático publicado e disponibilizado a todas as escolas que tenham interesse em adquiri-lo, intitulado Laila - a menina que descobriu o mundo. Um material concreto que norteia as reflexões sobre a acessibilidade e o bilinguismo abordados, além do respeito às diferenças e o fortalecimento da disseminação da Língua de Sinais, da valorização étnica, da identidade e da cultura do povo surdo nos espaços formais e não formais de educação.

Interna - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO
Interna - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO