Banca de DEFESA: SHEILA KATRINI FERRARI VISCONDE

DISCENTE : SHEILA KATRINI FERRARI VISCONDE
DATA : 30/11/2021
LOCAL: Sala virtual RNP

A Matemática e o conhecimento de Povos de Terreiro: um diálogo necessário para as práticas de Ensino/Aprendizagem

Ensino. Matemática. Etnomatemática. Umbanda. Culturas.

A presente dissertação, incompleta, investiga as diferenças étnicas, culturais e religiosas do Povo de Umbanda nas relações de ensino/aprendizagem da Matemática no contexto da educação brasileira. Fazendo uma reflexão dos estudos culturais no Ensino da Matemática, trata de uma demanda cada vez mais urgente, tanto no nível acadêmico como na prática escolar, considerando a necessidade de implementação de políticas públicas destinadas ao apoderamento do sujeito em seu ambiente escolar, respeitando sua origem, sua cultura como um todo. E mostrando que é possível abranger o ensino da Matemática, além do quadro negro e livros, utilizando a cultura religiosa como argumento para uma aula prática, criativa e longe do padronizado sistema educacional. Desconstruindo pensamentos enraizados sobre o ensino de Matemática, através de uma perspectiva Freiriana com bases da Escola da Alegria de Georges Snyders. Buscando, que, o sujeito oprimido aqui citado, tenha voz e através de sua cultura aprenda um pouco mais sobre a disciplina, desconstruindo o pensamento, de que a Matemática seja uma ciência exata ríspida, onde o certo não existe variável para o errado, e de que para dominá-la devem ser expert no assunto, e assim sair da ignorância sobre a cultura religiosa umbandista.

Presidente - 1085938 - FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO JUNIOR
Interna - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO