Banca de DEFESA: ANDRE DE JESUS LIMA

DISCENTE : ANDRE DE JESUS LIMA
DATA : 09/12/2021
LOCAL: De forma remota - Google Meet

Entre rezas, cânticos e tambores: um ensino de história afrocentrado nas terras do candomblé de Eunápolis

Ensino de história da África. Afrocentricidade. Representações de África no Brasil. África no Candomblé. Eunápolis.

Enquanto elemento pertencente ao cotidiano, o racismo ainda é fator estruturante de silenciamentos no ambiente escolar, onde a religiosidade afro-brasileira mostra-se inserida em uma atmosfera densa de estereótipos que a deixa invisível enquanto ambiente epistêmico negro. Imbuída destes pressupostos, a presente pesquisa objetiva investigar as concepções acerca de África, racismo e suas relações com as Religiões de Matrizes Africanas nas representações feitas por estudantes de uma turma de 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Eunápolis/BA, e sobretudo observar os (re)posicionamentos discentes sobre o tema ao longo das atividades desenvolvidas. Para isso, é apresentada uma proposta de Ensino de História Afrocentrado que dialoga a importância de um reposicionamento epistêmico em aulas de História da África por trazer uma perspectiva africana de saberes tal qual nos fala o historiador OLIVA (2007). Tal proposta circunscreve-se na Lei 10.639/03 e nas diretrizes para a educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil. Enquadra-se nos parâmetros curriculares da BNCC, dialogando uma educação antirracista em MUNANGA (2005) e GOMES (2005), pautado numa educação para a liberdade apoiada em hooks (2013) e FREIRE (1967). Para atender às demandas de um ensino remoto durante a pandemia da COVID-19, o artefato metodológico a ser utilizado nas aulas consiste em um e-book produzido de forma autoral através de pesquisas bibliográficas que contextualizem as independências africanas do século XX por intermédio do pensamento de autores como Frantz Fanon, Kwame Nkrumah e Amilcar Cabral, entendendo as heranças coloniais do racismo deixadas nos reflexos que temos da África. No Brasil, aborda as construções africanas presentes em um Terreiro de Candomblé local através de análises a entrevistas feitas com sua Sacerdotisa líder. Busca entender o pensamento africano por trás da formação física e ideológica do espaço, mostrando -se enquanto uma África que exalta o poder e o valor de suas heranças, dialogando tais conhecimentos em uma ecologia de saberes conforme SANTOS (2007).

Presidente - 931.833.565-20 - JOCENEIDE CUNHA DOS SANTOS - UNEB
Interno - 554.349.325-87 - GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA - UNEB