Banca de DEFESA: CHARLENE RIBEIRO DE SOUZA

DISCENTE : CHARLENE RIBEIRO DE SOUZA
DATA : 30/11/2021
LOCAL: ambiente virtual

TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSORA NAIR SAMBRANO BEZERRA EM SANTA CRUZ CABRÁLIA/BA

alfabetização; educação de jovens e adultos; histórias de vida.

A presente pesquisa tem por objetivo apreender os sentidos atribuídos à alfabetização pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, apropria-se da pesquisa qualitativa através da ferramenta teórico-conceitual: história de vida. O universo da pesquisa é constituído por seis estudantes que frequentam a turma de alfabetização (1ª etapa e 2ª etapa) do Colégio Municipal Professora Nair Sambrano Bezerra em Santa Cruz Cabrália/Ba. Buscamos investigar as histórias de vida dos sujeitos parceiros por acreditar que é no diálogo que reside a narrativa do sujeito; suas interpretações, seus modos de estar e compreender o mundo; a melhor forma de aproximação horizontal entre pesquisador/pesquisado, de modo a compreender, em última instância, os contextos sociais e de gênero que levaram os educandos a ingressar no ensino regular tardiamente e qual o significado da alfabetização para eles. Para tanto, discorremos sobre o cenário da EJA no Brasil até delimitar o panorama da modalidade no município estudado e apresentaremos a situação da educação em cada escola municipal que trabalha com a Educação de Jovens e Adulta para enfim aprofundarmos na descrição do colégio objeto de análise. Como produto final apresentaremos um livro ilustrado digital contendo as histórias de vida coletadas nas entrevistas para ser utilizado em sala de aula, a fim de motivar outros alunos que, assim como os parceiros da pesquisa, se desafiam a cada dia com o propósito de se alfabetizar.

Presidente - 173.256.878-26 - FÁBIA BARBOSA RIBEIRO - UNILAB
Interno - 256.328.408-24 - ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES - ON/MCT