Banca de DEFESA: GHEISA SANTOS LISBOA

DISCENTE : GHEISA SANTOS LISBOA
DATA : 22/11/2021
LOCAL: UFSB Campus Sosígenes Costa

O Apresentado e o Referenciado: uma cartografia afetiva do Patrimônio Cultural da Cidade Histórica de Porto Seguro-BA.

Patrimônio cultural. Ensino de História. Cidade Histórica. Lugares de memória. cartografia.

Este estudo analisa a cartografia afetiva do Patrimônio Cultural da Cidade Histórica de Porto Seguro-BA, que se posiciona no campo da interdisciplinaridade entre Patrimônio Cultural, Ensino de História e Novas Tecnologias. Qualitativa e de natureza sócio-histórica, a pesquisa objetiva  explorar o patrimônio cultural do Parque Histórico Municipal do Descobrimento (PHMD), mais conhecido como Cidade Histórica, a partir dos “lugares de memória” (NORA, 1993) de alguns de seus antigos moradores e moradoras, fazendo com que lembranças e experiências cotidianas destes ou destas venham a subsidiar intervenções pedagógicas entre estudantes da Educação Básica, com o intuito de que tenham uma aproximação com o patrimônio material e imaterial, e que dialogue com as memórias e traços de afetividade da comunidade local. A cartografia foi utilizada como método de pesquisa para o levantamento dos bens e dos referenciais culturais, num processo de comunicação entre os estudantes e os sujeitos que vivenciaram e vivenciam esse lugar, contribuindo para uma decolonização dos espaços de memória. Diante do contexto decorrente da pandemia SARS-CoV-2 ocorreram adequações da proposta metodológica que passou a envolver plataformas digitais e histórias contadas em questionários nos formulários google, como forma de evitar contatos físicos com os entrevistados e entrevistadas. O presente texto, organizado em três capítulos, traz no primeiro o lugar da história dentro do processo de patrimonialização, aspectos sobre a prática docente e o ensino para as relações étnico-raciais a partir do patrimônio local; aborda também a importância das casas e dos museus, enquanto lugares de vivência e aprendizagem; o segundo capítulo descreve o que foi apresentado no processo de urbanização do município de Porto Seguro e patrimonialização da Cidade Histórica, a partir da análise dos inventários do IPAC (1985; 1988), do INRC (2000), com um olhar crítico às narrativas colonizadoras refletidas nos bens culturais produzidos e representados no município de Porto Seguro-BA. O terceiro e último representa o eixo central deste estudo, o referenciado. Faz uso da cartografia social em aulas de História para estudantes do 6º ano, da Educação Básica; mobiliza reflexões sobre o conceito de lugar e do entre-lugar na perspectiva de Oliveira e Rodrigues (2018), Michel de Certeau (2008), Bhabha (2013); reivindica um patrimônio cultural negro localizado na Cidade Histórica, a Igreja ou Capela de São Benedito,  bem como o percurso trilhado a partir das coisas vistas, ouvidas e sentidas, atravessadas pelas memórias de moradores e moradoras, a serem partilhadas dentro de uma plataforma digital ao longo da pesquisa, cujo objetivo é divulgar e valorizar os bens culturais do centro histórico, além de trazer visibilidade às histórias e narrativas dos moradores locais.

Presidente - 562.649.686-68 - ANA CRISTINA DE SOUSA - UFBA
Interno - 899.149.886-87 - EDSON KAYAPÓ - IFBA