Banca de DEFESA: ANDRE DE JESUS LIMA

DISCENTE : ANDRE DE JESUS LIMA
DATA : 09/12/2021
LOCAL: Sala Virtual

O protagonismo negro como centro de saber e poder: por ensino de hsitória afrocentrada nas terras eunapolitanas

História da África. Afrocentricidade. Independências Africanas. Eunápolis. Ensino de História.

Enquanto elemento pertencente ao cotidiano, o racismo ainda é fator estruturante de silenciamentos no ambiente escolar, onde o pensamento negro em suas mais diversas vertentes mostra-se inserido em uma atmosfera densa de estereótipos e preconceitos. Imbuída destes pressupostos, a presente pesquisa objetiva investigar as concepções acerca de África, raça e racismo de estudantes em uma turma de 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Eunápolis/BA, sobretudo observando os (re)posicionamentos discentes sobre o tema ao longo das atividades desenvolvidas, utilizando este trabalho como um aperfeiçoamento da prática docente. Para isso, é apresentada uma proposta de Ensino de História Afrocentrado que dialoga a importância de um reposicionamento epistêmico em aulas de História da África por trazer uma perspectiva africana de saberes tal qual nos fala o historiador OLIVA (2007). Tal proposta circunscreve-se na Lei 10.639/03 e nas diretrizes para a educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil. Enquadra-se nos parâmetros curriculares da BNCC, dialogando uma educação antirracista em MUNANGA (2005) e GOMES (2005), pautado numa educação para a liberdade apoiada em hooks (2013) e FREIRE (1967). Para atender às demandas de um ensino remoto durante a pandemia da COVID-19, o artefato metodológico a ser utilizado nas aulas consiste em um e-book produzido de forma autoral através de pesquisas bibliográficas que contextualizem as independências africanas do século XX por intermédio do pensamento de intelectuais negros como Frantz Fanon, Kwame Nkrumah e Amilcar Cabral, entendendo as heranças coloniais do racismo deixadas nos reflexos que temos da África. Busca entender o pensamento africano por trás das lutas pela libertação, dialogando tais epistemologias em uma ecologia de saberes conforme SANTOS (2007).

Presidente - 931.833.565-20 - JOCENEIDE CUNHA DOS SANTOS - UNEB
Interno - 554.349.325-87 - GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA - UNEB