Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINA JESUS DOS SANTOS

DISCENTE : CRISTINA JESUS DOS SANTOS
DATA : 06/07/2021
LOCAL: PPGER-CJA

OS BASTIDORES DO ENSINO E O ATO EDUCATIVO DE COMER NA ESCOLA: O PAPEL DAS MERENDEIRAS NA EDUCAÇÃO

Educação; Merendeiras; Relações Étnico-raciais

Para superar o problema da falta de inclusão efetiva e formação adequada das merendeiras e potencializá-las enquanto agentes educadoras, que participam ativamente no processo educativo do comer na escola, é necessário serem vistas e incluídas como importantes nesta ação. Assim como para a antropologia as implicações do comer são mais importantes do que o ato de comer em si, o que interessa aqui não é apenas a política pública de assistência alimentar e nutricional, mas perceber este ato por uma perspectiva decolonial e afrocentrada de modo a potencializar os agentes envolvidos no processo da alimentação escolar, neste caso, as merendeiras.

Presidente - 017.092.180-88 - RAFAEL PETRY TRAPP - UNEB
Interno - 362.976.075-91 - LÚCIA DE FÁTIMA OLIVEIRA DE JESUS - UNEB