Banca de DEFESA: ALCYONE GILBERTO DE BRITO VIEIRA

DISCENTE : ALCYONE GILBERTO DE BRITO VIEIRA
DATA : 17/12/2021
LOCAL: meet.google.com/dqk-ihno-uum

Aprendendo com dona Edite Senhorinha: Uma proposta de registro audiovisual de fragmentos biográficos de mulheres negras idosas para a disciplina de História de Porto Seguro

Memória, história de Porto Seguro, história oral, mídia-educação, mulheres negras idosas, audiovisual.

Essa pesquisa apresenta o projeto “História de Porto Seguro a partir de fragmentos biográficos de mulheres negras idosas” para o ensino da História de Porto Seguro (HPS), um componente curricular dos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas do Município. A pesquisa aborda a identidade da cidade como Terra do Descobrimento e os apagamentos das identidades e memórias de seus grupos formadores; os desafios no ensino de HPS, que não conta com material didático; assim como a necessidade de uma educação antirracista, em cumprimento das determinações da Lei 10.639/200 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica. A interlocução com dona Edite Senhorinha e o registro audiovisual de seus fragmentos biográficos revelam alguns daqueles apagamentos e mostram como é possível aprender sobre a História de Porto Seguro. Tais reflexões conduzem à proposição de um projeto de ensino com registro da história oral contada por mulheres negras idosas dos bairros em que se localiza a escola. O registro é audiovisual, em diálogo com o conceito de mídia-educação que se propõe debater nas escolas os conjuntos simbólicos da construção de narrativas e visões de mundo existentes também nas mídias.

Presidente - 1348447 - LIDYANE MARIA FERREIRA DE SOUZA
Interna - 931.833.565-20 - JOCENEIDE CUNHA DOS SANTOS - UNEB