Banca de DEFESA: DIANA DA CONCEIÇÃO BOMFIM

DISCENTE : DIANA DA CONCEIÇÃO BOMFIM
DATA : 15/12/2021
LOCAL: Sala Virtual

Crianças Pataxó em escola não-indígena: o caso da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, no Extremo Sul da Bahia

Aldeia Coroa Vermelha. Criança Pataxó. Pertencimento. Educação.

A pesquisa intervenção em tela é intitulada de “Crianças Pataxó em escola não indígena: o caso da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, no Extremo Sul da Bahia”. A dissertação aborda o processo de escolarização de crianças Pataxó na Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, uma instituição escolar não indígena, situada no território Pataxó de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália – BA. No bojo dos debates aparecem as problemáticas sobre o estudo da temática indígena na escola e seus desdobramentos: a formação de professores, os materiais didáticos utilizados na escola, a proposta curricular vigente, entre outras questões. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi organizada a partir da realização de entrevistas, aplicação de questionários, análise de documentos escolares e observação da realidade daquela escola, além do diálogo com a bibliografia selecionada. O produto final é intitulado Guia Reflorestando saberes indígenas nas escolas: orientações para o trabalho pedagógico com a lei 11.645/2008, que será destinado às escolas do município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, e tem como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores no desenvolvimento da temática indígena em sala de aula, em conformidade com a lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena. Nesse sentido, aos professores e professoras serão disponibilizados textos e sugestões de material didático com a temática indígena.

Externa à Instituição - AMÉRICA LÚCIA SILVA CESAR - UFBA
Externa à Instituição - CARLA VIVIANI SILVEIRA FOLEGATTI - UFSCAR