Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA VIANA DE ALMEIDA

DATA : 14/12/2021
LOCAL: Webconfer - Campus Paulo Freire

LITERATURA INDÍGENA, INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO

Literatura Indígena. Lei 11.645/2008. Infâncias. Educação.

A pesquisa se insere nas atividades do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e nos diálogos com o grupo de pesquisa “Currículo, Diferença e Formação de Professores” do CNPq. A mesma tem como objetivos analisar as traduções e interpretações da Lei 11.645/2008, bem como o papel e usos da literatura infantil indígena na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Marcela Nolasco, município de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, partindo da ideia de que a literatura infanto-juvenil de autoria indígena, muitas vezes negligenciada em seu potencial, pode ser uma poderosa aliada de educadores e educadoras que buscam se orientar pela referida lei, construindo uma educação antirracista. A literatura indígena permite explorar elementos fundamentais para compreensão dos povos originários, minando a adesão ao discurso enaltecedor do caráter exótico ou pitoresco, que remete os indígenas ao passado e os impede de serem reconhecidos no presente. Diante da complexidade que a diversidade étnica impõe aos professores e as professoras, que por vezes se veem diante do dever de acumular informações cronologicamente organizadas, e tradicionalmente enviesadas, os livros de autoria indígena trazem a perspectiva de quebrar barreiras da concepção epistemológica ocidental, permitindo a apreciação da interculturalidade nas reflexões coletivas sobre temáticas cotidianas de povos distintos, porém, constituintes dos alicerces de nossa sociedade. O fazer metodológico será construído a partir da pesquisa-ação, utilizando-se da etnografia e da conversa como metodologia de pesquisa. Para tanto, será construído o curso "Um conto pra você: Vivências Infantis e Formação de Professores na Cibercultura", já contemplado pelo edital da Lei Adir Blanc na Bahia, onde estaremos envolvendo profissionais da Escola Marcela Nolasco, bem como outros(as) da rede municipal de Teixeira de Freitas.

Presidente - 1024980 - PAULO DE TASSIO BORGES DA SILVA
Interna - 023.986.595-26 - LILIAN LIMA GONÇALVES DOS PRAZERES - UNEB