Banca de QUALIFICAÇÃO: GISLANY NASCIMENTO COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GISLANY NASCIMENTO COSTA
DATA : 07/12/2021
LOCAL: CAMPUS UFSB SALA VIRTUAL

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ATIVIDADES DE ENSINO APRENDIZAGEM DECOLONIAIS NAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA, CMLEM DE ITABUNA/2020-2021

Educação antirracista, Projeto Estética Afro-brasileira, Currículo decolonial, Interculturalidade.

O currículo da escola básica brasileira foi e continua sendo influenciado pela epistemologia colonial de valorização da cultura europeia em prejuízo das cosmovisões dos povos colonizados. Partindo dessa premissa, essa pesquisa teve por objetivo geral avaliar os efeitos, no cotidiano escolar, da prática pedagógica decolonial, partindo da experiência/aplicação do projeto Estética afro-brasileira com vista à desconstrução do currículo colonial tradicional eurocentrado e suas implicações sociais para educandos e educadores. A pesquisa realizou-se de forma síncrona e assíncrona (online) junto aos corpos discente e docente do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (CMLEM) da cidade de Itabuna, Bahia, Brasil. Sendo assim, partimos da necessidade de romper com o silenciamento de vozes subalternizadas, que muito contribuíram para a formação da sociedade e da cultura brasileira. Diante disso, indaga-se: quais os efeitos de uma prática pedagógica decolonial que visa à desconstrução do currículo colonial tradicional eurocentrado para o fomento do processo de ensino/aprendizagem antirracista? A pesquisa se justifica pela relevância de se refletir acerca da importância de um fazer pedagógico, pautado numa educação intercultural, que abre espaço para a construção de um novo modelo de educação decolonial, partindo da necessidade de ressignificar o currículo tradicional. Outro aspecto relevante se deu pela análise do projeto Estética afro-brasileira, ocorrido no Colégio Modelo e suas implicações sociais na vida de educandos e educadores. O percurso metodológico de análise percorrido, quanto ao método classifica-se como pesquisa indutiva (LAKATOS; MARCONI, 2003), quanto a abordagem a pesquisa caracteriza-se qualitativa (MINAYO, 2003), quanto ao delineamento tem-se um estudo de caso (YIN, 2001), quanto a coleta de dados, tem-se uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) e (THIOLLET, 1986). A presente investigação está pautada em autores como: Freire (1996, 2018, 2020), Gomes (2002, 2017), Munanga (1996), hooks (2017), e tem por pretensão contribuir para um fazer pedagógico intercultural e decolonial, com vista a trazer para o chão da escola discussões da vida prática dos educandos e educandas, tais como racismo, branquitude, estética afro-brasileira,  afroempreendedorismo, dentre outros.

Presidente – Milton Ferreira da Silva Junior

Interno  –  Francismary Alves da Silva