Banca de DEFESA: ROSILENE OLIVEIRA DOS SANTOS

DISCENTE : ROSILENE OLIVEIRA DOS SANTOS
DATA : 09/12/2021
LOCAL: Sala Virtual

Racismo na escola: podem as danças afro-brasileiras pensar à educação?

Racismo. Corporalidades. Negras. Dança Afro.

Esta pesquisa está pautada nos estudos sobre o racismo e dança afro-brasileira, visando a intervenção de jovens que sofrem racismo e discriminação dentro do espaço escolar. O trabalho pedagógico articulado com a dança, contribui para o protagonismo da cultura afro, colaborando para a prática de combate as múltiplas violências contra pessoas negras. Nesta esteira de pensamento, é preciso entender que o processo identitário está em constante mudança e movimento, estes termos dialogam com a dança afro, pois é no movimento dos corpos que a transformação acontece, quer seja por meio da transmissão de pensamento contra hegemônico, quer seja a partir da afirmação da identidade étnico-racial. Este panorama entende a dança como parte da cultura, que não se restringe a uma ocupação esportiva,extrapolando essa ideia, é necessário compreender que a movimentação corporal está atravessada pelos distintos elementos simbólicos da dança afro, que por sua vez constitui-se de um espaço marcado pelo embate, confronto e luta contra as relações de poder presentes em vários espaços sociais. Desse modo, buscamos avaliar como a linguagem da dança afro na escola corrobora para efetivação do reconhecimento da cultura afro das/os jovens negras/os. Além disso, a pesquisadora coloca o seu próprio corpo em questão, a fim de perceber o exercício da dança enquanto propagação de conhecimento e reafirmação da identidade e cultura negras. O processo metodológico, deste estudo, contempla a trajetória desenvolvida por meio da coleta de dados referentes as observações subsidiadas pelas visitas realizadas em uma escola pública do município de Porto Seguro – BA. Nesse ínterim, este estudo conta a participação das/os alunas/os, com finalidade de ouvir e escrever sobre as narrativas de vida dessas/es estudantes, na luta contra o preconceito e a discriminação a partir da inserção da dança afro nos espaços escolares. A realização deste trabalho compreende a pesquisa bibliográfica e de campo, na qual foi realizada uma entrevista com as/os alunas/os e professoras/es de escola pública dos anos finais.

Externo à Instituição - DANILO SILVEIRA
Presidente - 3072719 - DODI TAVARES BORGES LEAL