Banca de DEFESA: SHIRLEY RIBEIRO DE SOUZA AMARO

DISCENTE : SHIRLEY RIBEIRO DE SOUZA AMARO
DATA : 18/02/2022
LOCAL: UFSB - remoto

AUTORIA DE MULHERES NEGRAS: AUSÊNCIAS E SILENCIAMENTO NO LIVRO DIDÁTICO DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA DE COROA VERMELHA-BA.

Autoria de Mulheres Negras. Livro Didático. Literatura. Educação Antirracista.

O presente Memorial, identificado sob o título “Autoria de mulheres negras: ausências e silenciamento no livro didático do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha-BA”, está divido em três capítulos. O primeiro traz um relato e reflexão crítica sobre as minhas vivências enquanto mulher, negra e professora de uma escola pública ministrando a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, na qual busco demonstrar a necessidade de desenvolvermos uma educação cada vez mais antirracista. No segundo capítulo apresento os resultados da pesquisa qualitativa desenvolvida através da revisão bibliográfica e análise de um livro didático do 3º ano – Ensino Médio, com o objetivo de investigar a representação da autoria de mulheres negras no material utilizado em turmas do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha (Bahia). A partir da constatação de ausências das autorias de mulheres negras no referido material apresentamos, no terceiro capítulo, um material complementar ao livro didático. O produto político-pedagógico, intitulado “Vozes que precisam ser ouvidas e estudadas”, tem caráter autoral e foi desenvolvido com a finalidade de estimular o estudo e as análises da produção literária de mulheres negras; para tanto, selecionamos quatro escritoras que consideramos representativas para as práticas de mediação literária antirracista. O referencial teórico adotado, pertencente aos Estudos Pós-coloniais e Estudos Feministas Negros, compreende estudos de bell hooks, Conceição Evaristo, Florentina Souza, Grada Kilomba, dentre outras, e tem nos ajudado a compreender os processos canônicos de silenciamento das autorias de mulheres negras. Este estudo tem nos permitido identificar e analisar os modos como a produção literária de mulheres negras tem sido tratada na escola, se de forma eurocêntrica ou decolonial, o que influencia na maneira como educadoras/es abordam a literatura nas salas de aula.

Presidente - 927.101.825-72 - DANIELA GALDINO - UNEB
Interno - 017.092.180-88 - RAFAEL PETRY TRAPP - UNEB