Banca de DEFESA: QELIA DIAS DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : QELIA DIAS DE CARVALHO
DATA : 28/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:
A TRAJETÓRIA DE CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DE PORTO SEGURO

PALAVRAS-CHAVES:

educação escolar indígena; diretrizes; currículo pataxó.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Esta dissertação é fruto de um projeto de intervenção executado no período de setembro de 2019 a novembro de 2021, que teve o propósito de executar metodologias de consulta e escuta das comunidades indígenas, a fim de favorecer a construção coletiva de Diretrizes que normatizam e orientam a prática pedagógica das/os professoras/es da educação escolar indígena Pataxó do município de Porto Seguro-BA, realizando avanços e superando problemas específicos dessa modalidade de ensino. Este trabalho iniciou a partir do estudo de um conjunto de referências bibliográficas, e a metodologia adotada foi a pesquisa-ação por meio da participação direta em atividades institucionais realizada por meio de encontros para estudos teóricos, debates sobre os desafios e as possibilidades para uma educação escolar indígena de qualidade, produções escritas a partir de estudos teóricos e troca de experiências, que orientem a prática pedagógica, com a participação direta dos profissionais da educação escolar indigena, executando o processo de escuta e produção coletiva. Inicialmente, os encontros com os profissionais da educação escolar indígena do município de Porto Seguro aconteceram de forma presencial; porém, com as intempéries da pandemia, passaram a acontecer de forma virtual. Este modelo de trabalho de conclusão de curso prevê a escrita de dois artigos. O primeiro, intitulado Uma análise crítica dos avanços das leis da educação escolar indígena, que foi submetido à revista Linguagem: Estudos e Pesquisas da Universidade Federal de Goiás-UFG e ainda não teve sua avaliação iniciada. O outro artigo, intitulado Educação Escolar Indígena do povo Pataxó: (des)caminhos para uma Educação Específica e Diferenciada, foi submetido à revista TEIAS e está em avaliação. Na segunda parte do trabalho, apresenta-se o memorial, relatório da trajetória de produção do produto final, um documento que confronta e mescla conhecimentos históricos, teóricos e práticos de educação escolar indígena. Desse modo, sugerem-se contribuições para a construção da política de educação escolar indígena, assim como do currículo, diante da construção das Diretrizes da Educação Escolar Indígena de Porto Seguro. Possibilitou-se, assim, momentos de estudo e reflexão sobre como vincular os conhecimentos práticos, produzidos no cotidiano, aos conhecimentos científicos necessários à educação escolar, de forma a atender os anseios da comunidade, considerando seus princípios específicos. Conclui-se que a escuta aberta com os reais envolvidos, aponta caminhos para luta pela garantia de direitos dos povos originários e para uma educação escolar indígena que respeite as especificidades. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1420399 - SANDRO AUGUSTO SILVA FERREIRA
Interna - 1032375 - FRANCISMARY ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - EVERALDO LAURITZEN LUCENA FILHO
Notícia cadastrada em: 19/02/2022 20:07
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