Banca de DEFESA: ZENILDO SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ZENILDO SANTOS SILVA
DATA : 18/03/2022
HORA: 14:30
LOCAL: CAMPUS CJA- de modo Remoto
TÍTULO:

 SILVA, Zenildo Santos. Masculinidades, representações e (des) continuidades: atravessamentos nas práticas pedagógicas de professores do sexo masculino, da rede municipal de Gandu – BA


 


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Masculinidade. Negritudes. Representação social. Práticas Pedagógicas. 

KEYWORDS : Masculinity. Blackness. Social representations. Teaching pract


PÁGINAS: 139
RESUMO:

Nossas decisões são tomadas em conformidade com as representações sociais e a leitura de mundo que elaboramos ao longo da vida. O modo pelo qual elas surgem está relacionada à construção de significados que vão se configurando sobre os dados que dispomos. Sendo assim, discutir a masculinidade torna-se importante porque a cultura patriarcal é predominante. Destarte, surge a seguinte problemática: como as experiências de masculinidades permeiam as trajetórias dos professores do sexo masculino, do município de Gandu BA, e de que maneira esses docentes podem contribuir em práticas antissexistas? Sendo assim, nosso objetivo é refletir sobre as representações de masculinidades, condições de gênero e raça, de professores do sexo masculino, da rede municipal, analisando como essas percepções atravessam as práticas pedagógicas. As discussões são enriquecidas com a contribuição de vários/as autores/as entre eles/as destacamos: Moscovici e Jodelet, em seus estudos sobre as representações sociais; hooks com contribuições sobre masculinidades negras; Butler, com as discussões sobre heteronormatividade e controle; Connell, com os estudos sobre as masculinidades hegemônicas; Fanon pioneiro nos estudos da negritude e  Louro, através das discussões sobre a prática docente, gêneros e os discursos discriminatórios vigentes. Autores negros como Restier e Souza também foram referenciados, pois acreditamos que os lugares de fala fortalecem as reflexões. Utilizamos a abordagem da pesquisa-ação traçando parâmetros entre o conhecimento e a ação, o pesquisador e o objeto de pesquisa. Na metodologia, a técnica utilizada foi a entrevista estruturada, via formulário Google forms, com 20 professores da rede municipal. As produções e resultados dessa pesquisa refletem uma gama de sentidos e significados sobre as masculinidades negras, na luta pelo reconhecimento de suas identidades e constituição sociocultural, bem como contribui para que professores/as utilizem as salas de aulas como palco de reconstrução dessas novas formas de ser homem.  

 ABSTRACT
Our decisions are made according to the social representations and the reading of the realityof the world we achieve throughout life. The way how they arise is linked to the building ofmeanings which are set up on the data we have. Therefore discussing masculinity is importante because the patriarchal culture is predominant. Thus the following question appears: how theexperiences of masculinity permeate the paths of the male teachers in Gandu municipality, in the state of Bahia? And how those teachers may contribute when it comes to antisexist practices? Therefore our goal is to think about therepresentations of masculinities, conditions of gender and race of the male teachers in the municipal network, analyzing how those practices go through pedagogical practices. The discussions are enriched with the contribution
of several authors. Among them, we highlight Moscovici and Jodelet in their studies about the social representations; hooks, with contributions about black masculinity; Butler, with discussions about heteronormativity and control; Connell, with the studies on hegemonic masculinities; Fannon, pioneer in the studies about blackness; and Louro, through discussions about the teaching practice, genders and the current discriminatory speeches. Black writers such as Restier and Souza are also referenced because we believe that the speaking places strengthen the reflections. We use the research-action approach, designing parameters between knowledge and action, between the researcher and the research object. In the methodology, the technique used was the structured interview via Google forms with twentymale teachers from the municipal network. The productions and the results of this researchreflect a range of meanings about the black masculinities which fight for the recognition oftheir identities and sociocultural constitution, as well as it contributes for the teachers to beable to see classrooms as a reconstruction stage where those new ways of being a male arepossible.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1085938 - FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO JUNIOR
Interna - 1965316 - CELIA REGINA DA SILVA
Externo ao Programa - 1401453 - GABRIEL NASCIMENTO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 28/02/2022 14:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod