Banca de DEFESA: RAIMUNDA DE JESUS MATOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIMUNDA DE JESUS MATOS
DATA : 31/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Metapresencial com link de transmissão https://meet.google.com/igb-myxe-vhp?authuser=0
TÍTULO:

Desafios e possibilidades nas construções curriculares da escola municipal Indígena Pataxó Coroa Vermelha


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo. Educação Escolar Indígena. Pataxó. Saberes Ancestrais


PÁGINAS: 145
RESUMO:

O estudo objetiva contribuir com o processo de elaboração/construção do currículo da Escola Municipal Indígena Pataxó Coroa Vermelha, situada na Aldeia Indígena de Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália, no estado da Bahia. Intitulada “Desafios e possibilidades nas construções Curriculares da Escola Municipal Indígena Pataxó Coroa Vermelha”, a pesquisa dialoga com a minha vivencia/trajetória na comunidade e na escola, ressaltando que sou articuladora dentro da minha aldeia, estando entre as primeiras professoras indígenas e a primeira gestora da escola citada, liderança com efetiva participação nas lutas e no Movimento Indígena pela educação diferenciada. Através da minha atuação, foi possível perceber a angústia dos professores/professoras indígenas em busca de correlacionar os objetos de estudo com os planejamentos anuais, quando estes diferem dos propósitos educacionais indígenas pensados coletivamente pela comunidade. Percebi que as disciplinas existentes na matriz curricular da escola não dialogam com os nossos saberes e fazeres tradicionais, causando-nos angústia e inquietações. Assim sendo, proponho o repensar da estrutura curricular da escola, inserindo uma nova área do conhecimento e uma nova disciplina na matriz curricular. Porém, essa área e essa disciplina específica, não poderá de forma alguma, isentar a responsabilidade das demais áreas e disciplinas de dialogar com os Saberes e ancestrais do nosso povo. É um estudo reflexivo e coletivo pautado num amplo diálogo com toda comunidade escolar e comunidade em geral, enfrentando os desafios e possibilidades na construção de um Currículo Específico e Diferenciado, que atenderá aos interesses e as necessidades das comunidades em busca da superação de visões estereotipadas, discriminatórias e preconceituosas construídas pelo Sistema Educacional vigente. Por ser um estudo com participação da comunidade escolar, a pesquisa é de cunho qualitativo, incluindo transcrições de entrevistas, depoimentos, questionários, fotografias e outros recursos que dialogam com a teoria proposta. A escolha pela metodologia da pesquisa-ação pode ser evidenciada nos encontros formativos com toda a comunidade escolar, possibilitando a reflexão sobre a prática pedagógica individual e coletiva, com objetivo de melhoria no processo de ensino e aprendizagem em direção a escola que queremos. O resultado esperado dessa caminhada em coletividade será apresentado a escola como produto final, um caderno de orientações e sugestões curriculares contendo toda trajetória da pesquisa, realizada através de encontros formativos e suas contribuições, as quais servirão de base para melhor direcionar todo processo de elaboração da proposta curricular da escola com um novo olhar, que contemple os interesses dos alunos/alunas e as reais demandas sociais e culturais do nosso povo. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ARLETE MARIA PINHEIRO SCHUBERT - UFES
Presidente - 899.149.886-87 - EDSON KAYAPÓ - IFBA
Interno - 1024980 - PAULO DE TASSIO BORGES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 05/05/2022 13:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod