Banca de DEFESA: OITI PATAXÓ

DISCENTE : OITI PATAXÓ
DATA : 31/05/2022
LOCAL: Metapresencial com link de transmissão https://meet.google.com/dfh-tsky-gxt?authuser=0

Educação e patrimônio cultural Pataxó: a Casa de Memória da Reserva da Jaqueira - extremo sul da Bahia

Casa de memória; afirmação cultural; educação escolar indígena.

Nos vinte e um anos de existência da Reserva Pataxó da Jaqueira, a comunidade pataxó vem afirmando sua cultura e desenvolvendo estratégias autônomas de trabalho, inclusive na esfera educacional, a fim de multiplicar e fortalecer o conhecimento do povo Pataxó. Uma dessas estratégias foi a criação do Museu Indígena Comunitário, inaugurado em 26 abril de 2019. O museu da Reserva da Jaqueira vem dialogando com a arte indígena pataxó ancestral e contemporânea em um contexto da educação, ou seja, em conjunto com a escola indígena. Trabalhar a memória do povo é voltar na história e se apropriar da sua produção e dos seus usos, tendo como desdobramentos o protagonismo na construção de museus, espaços de memória e centros de documentação em nossos territórios, além de contribuir efetivamente no fortalecimento dos saberes, cosmologias e da identidade étnica. Esta dissertação discutirá as questões relativas ao legado educacional do museu indígena da comunidade pataxó da Reserva da Jaqueira, um espaço que assume um papel relevante na luta do povo Pataxó e sua resistência, além de constituir um potente lugar de afirmação cultural e reivindicação de uma educação escolar indígena diferenciada.

Interno - 066.250.508-57 - CARLOS JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS - UESC
Presidente - 899.149.886-87 - EDSON KAYAPÓ - IFBA