Banca de DEFESA: SIRLEIDE BATISTA LOPES

DISCENTE : SIRLEIDE BATISTA LOPES
DATA : 30/05/2022
LOCAL: Metaprensencial com link https://meet.google.com/ywh-urjo-wjj?authuser=0

Patxȏhã ũpú kijetxawê: um olhar etnográfico do ensino da língua e linguagem patxȏhã como instrumento de resistência nas escolas indígenas Pataxó da Bahia

Povo Pataxó; Escola Indígena; Língua Patxȏhã; Revitalização; Literatura Indígena

A pesquisa apresentada consiste em um estudo etnográfico sobre o ensino da língua Pataxó, denominada de Patxôhã. O foco da pesquisa, em especial é a Escola Indígena Pataxó da Reserva da Jaqueira, situada no município de Porto Seguro, no estado da Bahia. O objetivo é analisar de que forma está sendo desenvolvido o ensino da língua Patxȏhã na escola e na comunidade, apresentando relatos sobre a vida e o cotidiano dos falantes da língua Patxȏhã e o cotidiano da própria Aldeia Reserva da Jaqueira e sua relação com a língua Pataxó, a partir das observações de campo e de entrevista e rodas de conversas realizadas. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é pautada na observação de campo, em estudos bibliográficos, entrevistas com professores, membros da comunidade e nas oficinas realizadas com os alunos da escola. O produto final apresentado é a produção e publicação de um livro bilíngue intitulado ‘‘TAWÁ- Espírito dos Guerreiros Pataxó’’ onde traz um pouco dos conhecimentos ancestrais através das histórias, memórias e narrativas pataxó, que tem como objetivo auxiliar no ensino da língua Patxȏhã e colaborar na efetivação da Educação Escolar Indígena diferenciada, bilíngue e comunitária nas Escolas Pataxó.

Presidente - 899.149.886-87 - EDSON KAYAPÓ - IFBA
Interno - 554.349.325-87 - GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA - UNEB