Banca de DEFESA: CAROLINA CASTRO SANTOS

DISCENTE : CAROLINA CASTRO SANTOS
DATA : 14/06/2022
LOCAL: sala virtual RNP

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NAS RELAÇÕES DE GÊNERO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Violência Simbólica; Home Office; Relações de Gênero; Trabalho Remoto.

O presente memorial discute a violência simbólica nas relações de gênero, destacando principalmente o trabalho no período da pandemia em face ao home office, sob a perspectiva de professoras. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida numa escola pública na região sul do estado da Bahia, contando com a participação de professoras a partir de roda de conversa de grupo focal. O objetivo consistiu em analisar a percepção das professoras sobre violência simbólica nas relações de gênero, levando em consideração o modelo home office no trabalho docente entre escola-remota e atividades domésticas. Os resultados apontam que a violência simbólica se faz presente, inclusive na escola, gerando situações em que alguém está sempre buscando se adequar às imposições da cultura escolar sem ao menos questioná-las, pois as mesmas se apresentam dentro da ideia de normalidades. Conclui-se que, durante a pandemia e o trabalho de home office, a sobrecarga de trabalho laboral e doméstico desenvolvidos pelas mulheres, sob pressão psicológica da responsabilização de dar conta, configura indiscutivelmente uma violência simbólica de relação de gênero. Para tanto, o produto educacional desenvolvido consiste em Uma Cartilha Didática ilustrada versando sobre Violência Simbólica com ênfase para as relações de gênero.

Presidente - 1965316 - CELIA REGINA DA SILVA
Interna - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO