Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICKA CRISTIAN SANTANA CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERICKA CRISTIAN SANTANA CARNEIRO
DATA : 30/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/csc-2.,
TÍTULO:

Literatura de mulheres negras para o ensino de ciências para meninas negras


PALAVRAS-CHAVES:

Relações Étnico-Raciais; Ensino de Ciências; leitura; literatura


PÁGINAS: 96
RESUMO:

A proposta desta pesquisa tem como objetivo principal analisar a produção literária “Quarto de Despejo _ diária de uma favelada” (2014) de autoria de Carolina Maria de Jesus (1913-1977) e sua aplicabilidade nas aulas de ciências numa abordagem ficcional científica afrodistópica nos anos finais, buscando identificar a partir dos pólos temáticos a visão de mundo da narradora/personagem correspondente aos cenários econômicos, políticos e sociais reveladores do lugar que as mulheres negras ocupam nos textos da época. Com o suporte de referenciais teóricos sobre a temática do processo histórico da construção da ciência e sua aplicabilidade na sala de aula, são apresentados os conceitos de colonialidade e decolonialidade, segundo Quijano (2005; 2010), Moitinho (2021), Pinheiro (2018; 2019), Ballestrin (2013), dentre outros. Para embasar a relação de poder na educação e a satisfação do educando, são mobilizados Snyders (1988), Freire (1987; 2005; 2011), que destacam a importância do ensino e a alegria em aprender, valorizando o conhecimento que cada educando traz consigo. As questões de raça, gênero, classe e subalternidade são apresentados Fonseca (2011), Almeida (2020), Azêvedo (1990), Buther (2021), Campos (2008), Gomes (2008; 1996),  hooks (2017; 2019; 2020), dentre outros. O estudo e análise da literatura de mulheres negras na sala de aula tornam-se uma ferramenta fundamental para o ensino-aprendizagem nas diferenças étnicas, além de agregar conhecimento em diversos componentes curriculares principalmente nas aulas de ciências, possibilitando entre outros aspectos a problematização e questionamento do silenciamento das vozes negras femininas no cânone literário nacional. Pensar a Ciência e a Literatura como fonte de prazer científico, é pensar e construir uma ponte entre as duas culturas, uma união criativa e livre capaz de levar os educandos a se debruçar num diálogo com o mundo e com um currículo escolar que contribua para o desenvolvimento intelectual, social e cultural. Do ponto de vista metodológico será realizada uma pesquisa explicativa viabilizada pela revisão de literatura e de estudos realizados no âmbito educacional. Essa revisão busca identificar os fatores que determinam e contribuem para a invisibilidade de corpos femininos, literatura e leitura de mundo a partir do ensino de ciências


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1085938 - FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO JUNIOR
Interna - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO
Externa à Instituição - TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO - UFPE
Externo à Instituição - JOÃO EDUARDO FERNANDES RAMOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 18/08/2022 14:13
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