Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIMAURA COUTINHO MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCIMAURA COUTINHO MENDES
DATA : 31/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Metapresencial
TÍTULO:

Biografias como estratégia para o ensino das relações étnico raciais: Práticas escolares e diversidade no município de Eunápolis no extremo Sul da Bahia.


PALAVRAS-CHAVES:

Biografia, Ensino, Memória, Autoestima, História, Eunápolis.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Essa dissertação trata do uso da biografia, para o Ensino de História, através de uma perspectiva  antirracista. Tem como principal objetivo articular o uso de biografias, para o ensino de história no Ensino Fundamental I, valorizando a identidade e a trajetória de pessoas pertencentes a grupos sociais, historicamente subalternizados.

 Neste sentido, propomos o uso da memória como fonte para a produção de biografias para o Ensino de História, valorizando a identidade e a trajetória de pessoas pertencentes, a grupos sociais historicamente subalternizados, reconhecendo seu protagonismo, percebendo estas pessoas como agentes da história e buscando aproximar o aluno da historia do local em que ele vive, criando uma relação de reconhecimento e pertencimento.  Além disso, pretendemos que as experiências de vida dos biografados contribuam para a construção de saberes e para o fortalecimento da autoestima dos (as) alunas (os) negras (os). 

 Consideramos que o Ensino de História é um espaço plural, que permite o transito dos diversos saberes e a problematização do silenciamento, da exclusão e do apagamento produzidos pela história eurocentrada. Tal proposta se apóia na Lei 10.639/03 e nas diretrizes para a educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil, seguindo os parâmetros curriculares da BNCC, dialogando com os estudos decoloniais através de BERNADINO-COSTA e 

GROSFOGUEL (2016) e  TORRES (2019), pautado em uma educação antirracista apoiado em GOMES (2012) e  SILVA (2005) analisando os traumas causados pelo racismo com FANON (2008), KILOMBA (2009) e RAMOS (2011), tratamos sobre história, nos anos iniciais do ensino fundamental em FREITAS, e OLIVEIRA (2009). Para atender a esta proposta utilizamos a metodologia da Pesquisa Ação a partir de TRIPP (2005) e na produção das biografias o método biográfico com  SCHMIDT (2012).

O artefato metodológico que será utilizado nas aulas de história é um e-book, constituído da biografia produzidas a partir da entrevista e de relato de histórias de vida,  de quatro personagens negras da localidade, sendo dois homens e duas mulheres, este artefato foi produzido, para ser utilizado com os alunos da turma do 5º Ano da escola pública municipal Dom Avelar Brandão Vilella, uma escola localizada no município de Eunápolis- Bahia , mas este é um produto que pode ser utilizado em outras turmas do 5º ano de outras escolas da rede municipal de ensino.  A proposta do artefato é  de um material paradidático dinâmico, que pode ser atualizado com a inserção de novas (os) personagens na medida em que estes (as) personagens se mostrem relevantes, trazendo informações para a compreensão de acontecimentos locais. Busca valorizar a participação de pessoas subalternizadas socialmente,  dando visibilidade a memória de pessoas negras, produzindo um ensino mais plural.        


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CÉLIA SANTANA SILVA - UNEB
Externo à Instituição - GEOVANI DE JESUS SILVA - UNEB
Presidente - 931.833.565-20 - JOCENEIDE CUNHA DOS SANTOS - UNEB
Interna - 1348447 - LIDYANE MARIA FERREIRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 18/08/2022 14:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod