Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIEL BATISTA FERREIRA

DISCENTE : ADRIEL BATISTA FERREIRA
DATA : 26/08/2022
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações étnico-Raciais Campus Paulo Freire

NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE DOCENTES LÉSBICAS E GAYS NEGROS E NÃO NEGROS DO MUNICÍPIO DE ITAMARAJU/BA

Docência, negritude, dissidências sexuais, escola.

A presente pesquisa tem como objetivo trabalhar com professores assumidamente gays/lésbicas negros e não negros que estão na docência da educação básica nas escolas públicas do município de Itamaraju-BA. Desse modo, este texto apresenta reflexões acerca das narrativas dos docentes que atuam em um ambiente de educação formal. Com isso, a pesquisa intitulada “Narrativas e memórias de docentes lésbicas e gays negros e não negros do município de Itamaraju/BA” foi pensada na intenção de desdobrar os silenciamentos existentes nos espaços educativos dos profissionais gays e lésbicas negros e não negros a respeito de raça/etnia e orientação sexual/identidade de gênero. Os caminhos metodológicos percorridos asseguraram uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de uma metodologia de conversa, pois o diálogo e as trocas existentes entre os sujeitos possibilitam recriações e representações de experiências internas e externas. A partir disso, foram feitos os seguintes questionamentos: como esses profissionais da educação de sexualidades dissidentes lidam com a homofobia e o racismo dentro e fora da sala de aula? Como é o envolvimento desses sujeitos com a comunidade escolar? Como é realizado o trabalho em ambientes que reproduzem a heteronormatividade? Existe homofobia/racismo velado ou não entre os próprios professores brancos e héteros? Por fim, ficou evidente que na escola há discursos que destoam os sujeitos que borram a norma de raça e de sexualidade. Isso foi pontuado nos diálogos com os entrevistados que ainda vivem em um espaço escolar que corrobora com a manutenção do silenciamento de seus corpos gays e lésbicos. Nesse interim, apresento como produto final um e-book composto por minha narrativa e as narrativas dos sujeitos entrevistados. Esse trabalho que ainda está em construção tem como objetivo potencializar os discursos de raça e sexualidade no espaço escolar.

Presidente - 3068113 - REBECA VALADAO BUSSINGER
Interno - 1024980 - PAULO DE TASSIO BORGES DA SILVA