Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAELLIE SILVA LAZ

DISCENTE : RAPHAELLIE SILVA LAZ
DATA : 27/10/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/csc-1

Desobediências Afro Diaspóricas: Cartografias e possibilidades antiCIStêmicas no contexto in e pós pandemia.

Rotas migratórias; Território; Pandemia ; Cartografia ; Transfeminismo ; Feminismo Negro; Arte ; Cultura; Performance; Antipegagogia; Ensino não-escolar; Mediação;

Pesquisa interseccional em torno das questões étnico raciais e de gênero. Que se inicia em Minas Gerais, desloca-se para São Paulo e posteriormente ao Sul da Bahia em busca de fundamentos da ancestralidade negra, e de evidências que conectam essas geografias. Ao mesmo tempo em que estudo as narrativas engendradas na produção artísticas de corpos trans/travestis negres no cenário da arte contemporânea, sobretudo a minha produção enquanto artista visual.

A pesquisa também possui aplicação prática em educação não escolar através da atuação no Museu Afro-Brasil como educadora Bilíngue, onde tenho desenvolvido metodologias de abordagem e mediação de obras de arte, objetos, e artefatos que compõe o acervo, aplicando diretamente a Lei 10.639/2003 como instrumento de letramento racial e de gênero através da arte-educação e educação travesti.

Presidente - 3072719 - DODI TAVARES BORGES LEAL
Externa à Instituição - FREDDA AMORIM - UDESC