Banca de QUALIFICAÇÃO: GILSINETH JOAQUIM SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILSINETH JOAQUIM SANTOS SILVA
DATA : 02/12/2022
LOCAL: CPF 7

NERVURAS E NEGRURAS QUILOMBOLAS CONSTRUINDO PRETAGOGIAS EM HELVÉCIA: Um estudo sobre as narrativas de professores negros e anciões da comunidade quilombola de Helvécia

Pretagogia. Helvécia. Saberes ancestrais. Educação e identidade quilombola.

As oralituras ancestrais, as ritualidades religiosas e culturais do quilombola de Helvécia, partilhadas nos espaços escolares e não escolares têm sido de fundamental importância para o fortalecimento identitário da comunidade. Por isso, essa pesquisa intenciona investigar, descrever e analisar a práxis pedagógica desenvolvida por professores negros, envolvidos com o processo de aquilombamento, que atuam na escola João Martins Peixoto e as formas de transmissão de saberes dos mais velhos da comunidade que, historicamente, sustentam marcas ancestrais de uma identidade negra diaspórica. O diálogo que se deseja estabelecer entre as estratégias de transmissão do conhecimento, sejam as dos mais velhos, sejam as dos professores negros da Escola João Martins Peixoto é por identifica-las como marcas identitárias que ao longo do tempo foram se construindo como pretagogias, ou seja, ensinamentos com a permanência de valores que se conectam a cosmovisão africana, como a ancestralidade, a tradição oral, o corpo enquanto fonte espiritual, a religiosidade e a circularidade (PETITI, 2015), uma pedagogia engajada (HOOKS, 2013). O Percurso discursivo-metodológico, de cunho qualitativo, utiliza-se da concepção de história oral; também, transita por um recorte auto etnográfico, com o intuito de uma percepção mais profunda sobre a práxis pedagógica dos professores e dos mais velhos da comunidade. Esta pesquisa dialoga com a concepção de pretagogia elaborada por Sandra Haydée Petit; com as teorias da tradição viva e oralidade, segundo Hampâté-Bâ; quilombismo em Abdias Nascimento e Ana Célia da Silva; educação quilombola em Nilma Lino Gomes e legislação específica; e, pedagogia engajada, em Bell Hooks.

Interno - 554.349.325-87 - GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA - UNEB
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 10:15