Banca de DEFESA: DANIELE SANTOS ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE SANTOS ALMEIDA
DATA : 06/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: http://meet.google.com/ibg-wvhd-amw
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EFEITOS COLONIAIS NA TERRA-MÃE: UMA ANÁLISE DO PME SANTA-CRUZENSE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação antirracista; Plano Municipal de Educação; Santa Cruz Cabrália; Letramento Racial; Pensamento Negro Contemporâneo.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Esta pesquisa buscou realizar uma análise do Plano Municipal de Educação do município de Santa Cruz Cabrália – BA, procurando verificar a forma como o documento aborda a Educação das Relações Étnico-Raciais. Para isso, percorre caminhos plurimetodológicos e utiliza como base o método histórico-dialético, com abordagem quali-quantitativa e natureza exploratória. Associa, também, procedimentos de pesquisa documental, bibliográfica, entrevista semiestruturada e análise de dados. Como premissa, partimos da identificação de um discurso colonial ainda presente nesse território e cuja proliferação produz e mantém a população negra em situação de invisibilidade, além de provocar a sua fragmentação identitária e o seu embranquecimento. Ao analisar o PME à luz da decolonialidade, constatamos que esses efeitos coloniais adentram a educação municipal não apenas refletindo o apagamento da população negra, mas também perpetuando seu lugar de outridade. Este trabalho empenha-se, ainda, na elaboração de um produto no âmbito da formação continuada de educadores objetivando proporcionar o Letramento Racial destes, de forma a desenvolver habilidades que os permitam empreender uma práxis antirracista e romper com os velhos pactos coloniais que perpetuam rígidas hierarquias de poder e/de raça.




MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1343877 - ALAMO PIMENTEL GONCALVES DA SILVA - nullInterna - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO
Presidente - 3026933 - HAMILTON RICHARD ALEXANDRINO FERREIRA DOS SANTOS
Interna - 1580518 - MARIA DO CARMO REBOUCAS DA CRUZ FERREIRA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 16/02/2023 15:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod