Banca de DEFESA: DEBORA DE SOUSA BASTOS

DISCENTE : DEBORA DE SOUSA BASTOS
DATA : 14/04/2023
LOCAL: CSC

CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavras-chave: Racismo institucional, Racismo religioso, Ensino, Preto, Religiões de matriz africana.

Este relatório de intervenção se caracteriza pela elaboração de uma proposta que servirá como meio de enfrentamento ao racismo institucional e religioso que as crianças pretas sofrem no cotidiano dos espaços de ensino formal. A escola é um lugar privilegiado onde o multiculturalismo faz-se presente proporcionando trocas de saberes importantes. Todavia, se torna solo fértil para discriminação e preconceito quando as “diferenças” não são respeitadas, mas sim organizadas hierarquicamente oprimindo e excluindo quem não está no padrão estabelecido pela religião e cultura dominante. Expõe-se uma reflexão sobre a vinda do povo preto para o território brasileiro assim como seus costumes e cultura foram eurocêntricamente dissipando-se através da violência sofrida. Violência essa que repercute nas vivências dos alunos que praticam religiões de matriz africana e ao frequentar a escola sofrem com as facetas do racismo. A construção de um método de intervenção que será utilizado tanto nos espaços de ensino formais e não formais faz parte de um projeto pedagógico apresentado como fruto desse trabalho. Disponibilizar a quem ensina e quem aprende uma ferramenta que possa trazer de forma lúdica e com saberes tradicionais do povo preto suas histórias.

Interno - 1148004 - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO
Interna - 1965316 - CELIA REGINA DA SILVA