Banca de DEFESA: GILSINETH JOAQUIM SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILSINETH JOAQUIM SANTOS SILVA
DATA : 19/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Paulo Freire
TÍTULO:

NERVURAS E NEGRURAS QUILOMBOLAS CONSTRUINDO PRETAGOGIAS EM HELVÉCIA: Um estudo sobre as narrativas de professores negros e anciões da comunidade quilombola de Helvécia  


PALAVRAS-CHAVES:

Pretagogia. Helvécia. Saberes ancestrais. Educação e identidade quilombola.


PÁGINAS: 195
RESUMO:

As oralituras ancestrais, as ritualidades religiosas e culturais do quilombola deHelvécia, partilhadas nos espaços escolares e não escolares têm sido de fundamental importância para o fortalecimento identitário da comunidade. Por isso, esse memorial apresenta uma descrição do processo de investigação e análise da práxis pedagógica desenvolvida por professores negros, envolvidos com o processo de aquilombamento, que atuam na escola João Martins Peixoto e as formas de transmissão de saberes dos mais velhos da comunidade que, historicamente, sustentam marcas ancestrais de uma identidade negra diaspórica que originou o livro de memórias intitulado “Memórias da tradição viva: pretagogias da comunidade quilombola Helvécia – Extremo Sul”. O diálogo que se deseja estabelecer entre as estratégias de transmissão do conhecimento, sejam as dos mais velhos, sejam as dos professores negros da Escola João Martins Peixoto é por identifica-las como marcas identitárias que ao longo do tempo foram se construindo como pretagogias, ou seja, ensinamentos com a permanência de valores que se conectam a cosmovisão africana, como a ancestralidade, a tradição oral, o corpo enquanto fonte espiritual, a religiosidade e a circularidade (PETITI, 2015), uma pedagogia engajada (HOOKS, 2013). O Percurso discursivo-metodológico, de cunho qualitativo, utiliza-se da concepção de história oral; também, transita por um recorte auto etnográfico, com o intuito de uma percepção mais profunda sobre a práxis pedagógica dos professores e dos mais velhos da comunidade. Esta pesquisa dialoga com a concepção de pretagogia elaborada por Sandra Haydée Petit; com as teorias da tradição viva e oralidade, segundo Hampâté-Bâ; quilombismo em Abdias Nascimento e Ana Célia da Silva; educação quilombola em Nilma Lino Gomes e legislação específica; e, pedagogia engajada, em Bell Hooks.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.349.325-** - GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA - UNEB
Interna - ***.986.595-** - LILIAN LIMA GONÇALVES DOS PRAZERES - UNEB
Externa à Instituição - CRYSNA BONJARDIM DA SILVA CARMO - UNEB
Externa à Instituição - ALINE SANTOS DE BRITO NASCIMENTO - UNEB
Notícia cadastrada em: 05/06/2023 18:03
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