Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID SILVA RODRIGUES

DISCENTE : DAVID SILVA RODRIGUES
DATA : 11/07/2023
LOCAL: Online

Reflexões sobre o silenciamento da História/Cultura dos Camacã nos Currículos das Escolas Públicas de Ensino Básico da Cidade de Camacan: Propostas para uma abordagem contracolonial que inclua esse Povo e demais Povos Originários como parte da memória e identidade local

Povo Camacã, Histórias/Culturas Indígenas, Contracolonialidade, Ensino, Silenciamento.

Esta pesquisa procura discutir a relação entre o silenciamento imposto à etnia indígena Camacã, a memória oficial da cidade de Camacan (BA) e o modelo curricular adotado em sua rede oficial de ensino. Percebe-se que existe um apagamento histórico do Povo Camacã praticado desde a formação do município, o qual optou pela celebração do “passado heroico” construído pelos seus supostos fundadores: as famílias de cacauicultores que vieram de Canavieiras; os “desbravadores ou pioneiros” que expandiram a lavoura cacaueira em terras que foram expropriadas dos grupos indígenas que habitavam a área desde sempre. O mesmo processo de ocupação territorial foi o responsável por uma sistemática destruição das culturas originárias em todo o sul da Bahia e legou a elas uma tentativa de genocídio e etnocídio que, não só dispersou os remanescentes indígenas Camacã, mas também tratou de declarar a total extinção dos mesmos, excluindo da memória local a resistência e a (re)existência dessa população. A educação camacaense reproduz, na sua essência a versão dos Camacã como entes do passado longínquo, com simplificações e estereótipos que não condizem com a realidade nem com o que preconiza a Lei 11.645/08, que tornou obrigatória a valorização das histórias e culturas indígenas nas escolas brasileiras. Propomos uma releitura contracolonial dessas representações, assinalando o quanto os Camacã fazem parte de nossa comunidade, de nossa história, cultura, memória, identidade e merecem respeito e reconhecimento.

Presidente - ***.250.508-** - CARLOS JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS - UESC
Interna - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO