Banca de DEFESA: JUSCIMARA CARVALHO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUSCIMARA CARVALHO PEREIRA
DATA : 07/07/2023
LOCAL: PPGER

Encruzilhadas formativas de egressas(os) da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais – Campus Paulo Freire (UFSB)

Licenciatura Interdisciplinar; Ensino de Relações Étnico-raciais; Estudos Autobiográficos

A pesquisa teve por objetivo compreender o processo de formação inicial docente dos egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais, do Campus Paulo Freire (LICHS-CPF) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e as implicações do ensino de relações étnico-raciais nesse processo. Em uma perspectiva qualitativa, analisamos os relatos de formação de cinco egressos do curso e suas escritas de si, assim como, enunciados do Projeto Político Pedagógico do Curso, Leis, entre outros documentos. Compreendemos que esse processo de formação se constitui a partir de um conjunto de fatores e atravessamentos de ordem estrutural, tais como: As políticas públicas como o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, o Programa Nacional de Assistência Estudantil e a Lei de Cotas. As análises apontam que a LICHS-CPF busca formar o docente para a alteridade e que essa formação tende a ser um movimento de reflexão sobre o ato de ensinar e de aprender, como defende Freire (1996). Foi evidenciado que a formação inicial docente aguçou nos egressos posturas críticas de atuação docente, mas que ainda há lacunas neste processo de formação inicial para a docência e no ensino de Relações Étnico-raciais, como eixo de saberes. Sobre isso, foi possível observar que nesta formação existem possibilidades de articulações interdisciplinares, nos diferentes campos da aprendizagem/subjetividades. Nossas considerações dizem respeito aos cuidados e investimentos necessários às condições de vida e de trabalho na educação e na pesquisa em ensino, bem como a importância do movimento das histórias de vida e dos estudos autobiográficos como recurso formativo e investigativo, para evidenciar a demanda por um conhecimento próprio dos povos originários, antirracista e antissexista, junto as/aos educadoras/es do Extremo Sul Baiano, desde Teixeira de Freitas/BA.

Interno - 1148004 - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO
Presidente - ***.976.075-** - LÚCIA DE FÁTIMA OLIVEIRA DE JESUS - UNEB