Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSILÉIA DOS SANTOS DO NASCIMENTO

DISCENTE : JOSILÉIA DOS SANTOS DO NASCIMENTO
DATA : 04/08/2023
LOCAL: Metapresencial

SABERES FEMININO E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: AFIRMAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE E ANCESTRALIDADE NO TERRITPORIO DO SAPÊ DO NORTE- QUILOMBO DE SÃO CRISTOVÃO/ES

IDENTIDADE QUILOMBOLA; EDUCAÇÃO QUILOMBOLA; FEMINISMO NEGRO; CULINÁRIA ANCESTRAL

Os quilombos surgem como lugar marcado de luta e resistência do povo negro pela liberdade contra o sistema escravocrata, lugar de reprodução de saberes e afirmação da identidade. Sua origem perpassa as fronteiras brasileiras, tendo denominações diferentes, mas com o mesmo significado de organização pela liberdade contra o sistema opressor. Esse território de resistência e permanência negra no Sapê do Norte se firmou como precursor de transmissão dos ensinamentosancestrais dos africanos e afro-brasileiros, nas ações sociais, políticas e ambientais. Ressaltamos a importância desse espaço no referido estudo que consiste em refletir acerca das culturas negra na região de São Mateus. O objetivo de trabalhar a cultura afrobrasileira dentro do território do Sapê do Norte nas escolas quilombolas, contribuindo para o fortalecimento da mesma, aproximar os alunos do contexto sociocultural por meio da prática da culinária presente nessa região sustentada pelo negro, prática que resiste e persiste até a atualidade nesses territórios. A culinária nos permite caminhar pela dimensão simbólica e construir alternativas desobrevivência. Estar para além do ato gustativo e o mata fome, constituem como ancestralidade, identidade e movimento cultural. O estudo percorreu caminhos de possibilidades de diálogo entre a comunidade e os autores que trabalharemos: Gomes (2015), Moura (1959), Ferreira (2009), Almeida (2002), Oliveira (2005), Serafim (2020), Maciel (1994), Santos (2011), Macedo (2014), Borges, 2020. Entre outros teóricos que estudam sobre a cultura quilombola. A metodologia que estamos utilizando na pesquisa é bibliográfica, documental, pesquisa-ação com intervenção através de oficinas.

Externa à Instituição - SIMONE RAQUEL BATISTA FERREIRA - UFES
Presidente - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO