Banca de DEFESA: ANDRESSA VIANA DE ALMEIDA

DATA : 25/08/2023
LOCAL: Webconfer

UM CONTO PARA VOCÊ: INFÂNCIAS, LITERATURA E OUTRAS TEXTUALIDADES INDÍGENAS

Literatura Indígena; Formação de Professores(as); Contação de Histórias; Educação Infantil.

A pesquisa foi desenvolvida junto ao “Grupo de Pesquisa Kijetxawê: currículo, diferença e formação de professores(as) – CNPq” e dá enfoque aos estudos voltados para uma educação escolar antirracista, privilegiando a Educação Infantil. Seu objetivo geral consistiu em desenvolver propostas educacionais e culturais que valorizem o protagonismo dos povos originários do Brasil, em harmonia com a ideia (ampliada) da Lei 11.645/08, que complementa a Lei 10.639/2003, para incluir no currículo oficial das redes de ensino públicas e privadas a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O trabalho compreendeu ainda os seguintes objetivos específicos: a) Explorar as textualidades de autores (as) indígenas como proposições voltadas à educação antirracista (formações, lives, contações de histórias, entre outros) e b) Promover cursos de formação para professores (as) da Educação Infantil e das séries iniciais do Fundamental I, tomando como base a Lei 11.645/08 (culturas e histórias dos povos indígenas e afro-brasileiros). Entre as principais possibilidades estão aquelas que pensam os usos da literatura indígena, e das contações de histórias, nas escolas desde a Educação Infantil. A pesquisa seguiu os passos metodológicos da pesquisa-formação, que busca reduzir a distância entre pesquisadora e professores(as), criando espaço para uma proposta de pesquisa-ação crítico-colaborativa, que auxilie a dar as respostas mais efetivas às demandas docentes. Acredito que quanto mais cedo as crianças puderem estar em contato com outras textualidades, para além das eurocentradas, mais se fortalecerá uma proposta de educação antirracista no Brasil, na Bahia e na minha cidade, Teixeira de Freitas, onde os povos indígenas e afro-brasileiros, são muitas vezes, institucionalmente invisibilizados.

Presidente - 1024980 - PAULO DE TASSIO BORGES DA SILVA
Interna - ***.986.595-** - LILIAN LIMA GONÇALVES DOS PRAZERES - UFSB