Banca de DEFESA: MAURÍCIO DIAS DOS SANTOS

DATA : 24/08/2023
LOCAL: Webconfer

“NOVAS ROUPAS, VELHOS FIOS” -

Neoliberalismo e Neoconservadorismo frente às questões dos Gêneros e Sexualidades no movimento de integralização da escola Manoel Duarte da Cunha (2007 a 2021)

Governança. Modernização conservadora. Educação Integral. Gêneros e Sexualidades.

A pesquisa em questão faz parte de diálogos construídos junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e ao Grupo de Pesquisa Kijetxawê: currículo, diferença e formação de professores(as) – CNPq, estando também vinculada ao projeto de pesquisa do CNPq Universal – Ressignificações da BNCC nos múltiplos espaço-tempos de implementação. Diante da intensa desmoralização do governo estadual do Espírito Santo, provocado, sobretudo por denúncias de corrupção envolvendo agentes públicos e privados, o campo político capixaba se viu impelido a traçar um amplo pacto social baseado num discurso de “destino comum” que induzisse o capitalismo periférico local a novas possibilidades de desenvolvimento dito sustentável. Nesse interim, uma onda de diferentes matizes do neoliberalismo e do neoconservadorismo se espraiaram pelas porosidades do Estado de bem-estar e a educação foi elevada a missão de instituir uma sociedade do conhecimento, que fosse condizente com as perspectivas desenvolvimentistas e civilizatórias idealizadas. Assim, capilarizou-se um movimento educacional multiculturalista de mercado, que, no que concerne as questões dos gêneros e sexualidades “negociou” o discurso de equidade com as vozes que brandavam a pauta moralista antigênero, antidoutrinação, em “defesa da família” e dos “valores tradicionais” em posturas que conclamavam o dialogismo, a tolerância e a hamonia social.  Neste caminho, a pesquisa teve como objetivo geral: refletir sobre como as questões dos gêneros e sexualidades comparecem no processo de curricularização da escola Manoel Duarte da Cunha a partir da adoção da política de educação integral hegemonizada no território da educação capixaba entre os anos 2007 a 2021. E como objetivos específicos: a) identificar algumas disputas e articulações em torno do campo político capixaba quanto à tentativa de hegemonização de um modelo curricular; b) compreender o lugar que a política de educação neoliberal multiculturalista ocupa nas projeções civilizatórias e desenvolvimentistas capixaba; e c) investigar como as questões dos gêneros e sexualidades comparecem na escola Manuel Duarte da Cunha em face da hegemonização daquele modelo curricular. A metodologia se deu a partir de cenas etnográficas, etnopritgrafias (SILVA et al, 2020) e de análises pós-críticas, subsidiadas em análises documentais. Fazendo uso ainda da “afetação” (FAVRET-SAADA, 2005) e da “fabulação crítica” (HARTMAN, 2020), compreendendo que nossas afetações, memórias, corpos e experiências, nada devem sobre os instrumenstos tradicionais de captação dos ecos que ressoam dispersos a respeito do contexto em que estamos imersos. Podemos inferir que, guardadas as devidas correspondências com as várias faces do modelo de modernização conservadora hegemonizado no Espírito Santo, o currículo da educação integral em tempo integral na escola Manoel Duarte se tornou um dos pilares de sustentação do modelo de desenvolvimento emergente, justapondo de uma só vez, ativos sociais, identitários e humanos de valor agregado que, combinados, estiveram na “esteira de formação” do indivíduo-máquina-cidação às “exigências para o século XXI”.

Presidente - 1024980 - PAULO DE TASSIO BORGES DA SILVA
Interna - 3068113 - REBECA VALADAO BUSSINGER